PS5 Pro: Vazamento revela 2 GB extras de RAM e mais poder gráfico

Imagem de: PS5 Pro: Vazamento revela 2 GB extras de RAM e mais poder gráfico

O PlayStation 5 Pro, que chegará ao mercado em 7 de novembro, está gerando grandes expectativas por conta de informações vazadas, incluindo um vídeo de unboxing removido e um conteúdo publicado por Brunno Fast, um criador brasileiro, que também já fez a primeira desmontagem do console.

O vazamento aponta que a versão Pro terá 2 GB extras de RAM DDR5, uma grande melhoria que pode ser usada pelos desenvolvedores para potencializar a experiência dos jogadores.

Esses 2 GB de RAM DDR5 extras parecem ser dedicados ao sistema operacional, isso significa que os 16 GB de GDDR6 ficam totalmente disponíveis para o processamento dos jogos.

Essa adição traz grandes melhorias no desempenho resultando em uma experiência mais fluida e gráficos aprimorados, principalmente em títulos mais exigentes.

Com essa configuração, o novo PS5 Pro da Sony pode atingir um desempenho que supera o modelo original em diversos aspectos.

O PS5 Pro também será equipado com um processador customizado que combina uma CPU x86-64 AMD Ryzen™ Zen 2 de 8 núcleos e 16 threads com uma GPU baseada na arquitetura AMD RDNA.

A placa gráfica deve ter até 16,7 TFLOPS de poder computacional, um aumento de 67% em relação ao PS5 padrão, possibilitando uma renderização média até 45% mais rápida.

Entre as características mais atrativas para o usuário está o armazenamento expansivo: o console virá com um SSD de 2 TB, mas uma parte dessa capacidade será reservada para funções de manutenção e suporte do sistema.

Esse SSD dará maior velocidade de carregamento nos jogos e processamento de dados. O PS5 Pro também tem portas de conexão versáteis, como USB Tipo A e Tipo C, além de um conector de expansão SSD M.2.

A conectividade do PS5 Pro também recebeu melhorias, com suporte para Wi-Fi IEEE 802.11 a/b/g/n/ac/ax/be e Bluetooth 5.1, além de uma porta Ethernet compatível com padrões de até 1000BASE-T.

A inclusão desses recursos possibilita uma conexão estável e de alta velocidade, essencial para jogos online e streaming em alta resolução.

Com uma potência máxima de 390 W, o PS5 Pro também mantém eficiência energética dentro de limites razoáveis para um console de alta performance.

Agora falando sobre o design, as dimensões são levemente maiores do que as do PS5 padrão, com aproximadamente 388x89x216mm e peso de 3,1 kg, proporcionando robustez sem perder a estética refinada.

Um dos grandes diferenciais do PS5 Pro é o PlayStation Spectral Super Resolution (PSSR), uma tecnologia de upscaling de resolução desenvolvida pela Sony que usa IA.

Esse sistema pode chegar a uma qualidade gráfica próxima a tecnologias de ponta como o NVIDIA DLSS, elevando a definição de imagem para resoluções superiores sem grandes perdas de desempenho.

Os desenvolvedores do game The First Descendant chegaram a falar que o PSSR entrega uma qualidade semelhante a outras soluções líderes de mercado, potencializando a experiência visual do usuário.

O PS5 Pro estará disponível globalmente por um preço sugerido a partir de R$ 4.000 sem impostos. Aparentemente a nova versão do console da Sony irá superar as expectativas do mercado que não tinha grandes expectativas sobre ele.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.