PS5 Pro: Vazamento revela 2 GB extras de RAM e mais poder gráfico

Imagem de: PS5 Pro: Vazamento revela 2 GB extras de RAM e mais poder gráfico

O PlayStation 5 Pro, que chegará ao mercado em 7 de novembro, está gerando grandes expectativas por conta de informações vazadas, incluindo um vídeo de unboxing removido e um conteúdo publicado por Brunno Fast, um criador brasileiro, que também já fez a primeira desmontagem do console.

O vazamento aponta que a versão Pro terá 2 GB extras de RAM DDR5, uma grande melhoria que pode ser usada pelos desenvolvedores para potencializar a experiência dos jogadores.

Esses 2 GB de RAM DDR5 extras parecem ser dedicados ao sistema operacional, isso significa que os 16 GB de GDDR6 ficam totalmente disponíveis para o processamento dos jogos.

Essa adição traz grandes melhorias no desempenho resultando em uma experiência mais fluida e gráficos aprimorados, principalmente em títulos mais exigentes.

Com essa configuração, o novo PS5 Pro da Sony pode atingir um desempenho que supera o modelo original em diversos aspectos.

O PS5 Pro também será equipado com um processador customizado que combina uma CPU x86-64 AMD Ryzen™ Zen 2 de 8 núcleos e 16 threads com uma GPU baseada na arquitetura AMD RDNA.

A placa gráfica deve ter até 16,7 TFLOPS de poder computacional, um aumento de 67% em relação ao PS5 padrão, possibilitando uma renderização média até 45% mais rápida.

Entre as características mais atrativas para o usuário está o armazenamento expansivo: o console virá com um SSD de 2 TB, mas uma parte dessa capacidade será reservada para funções de manutenção e suporte do sistema.

Esse SSD dará maior velocidade de carregamento nos jogos e processamento de dados. O PS5 Pro também tem portas de conexão versáteis, como USB Tipo A e Tipo C, além de um conector de expansão SSD M.2.

A conectividade do PS5 Pro também recebeu melhorias, com suporte para Wi-Fi IEEE 802.11 a/b/g/n/ac/ax/be e Bluetooth 5.1, além de uma porta Ethernet compatível com padrões de até 1000BASE-T.

A inclusão desses recursos possibilita uma conexão estável e de alta velocidade, essencial para jogos online e streaming em alta resolução.

Com uma potência máxima de 390 W, o PS5 Pro também mantém eficiência energética dentro de limites razoáveis para um console de alta performance.

Agora falando sobre o design, as dimensões são levemente maiores do que as do PS5 padrão, com aproximadamente 388x89x216mm e peso de 3,1 kg, proporcionando robustez sem perder a estética refinada.

Um dos grandes diferenciais do PS5 Pro é o PlayStation Spectral Super Resolution (PSSR), uma tecnologia de upscaling de resolução desenvolvida pela Sony que usa IA.

Esse sistema pode chegar a uma qualidade gráfica próxima a tecnologias de ponta como o NVIDIA DLSS, elevando a definição de imagem para resoluções superiores sem grandes perdas de desempenho.

Os desenvolvedores do game The First Descendant chegaram a falar que o PSSR entrega uma qualidade semelhante a outras soluções líderes de mercado, potencializando a experiência visual do usuário.

O PS5 Pro estará disponível globalmente por um preço sugerido a partir de R$ 4.000 sem impostos. Aparentemente a nova versão do console da Sony irá superar as expectativas do mercado que não tinha grandes expectativas sobre ele.