O jogo XDefiant foi oficialmente desligado nesta semana, marcando o fim definitivo dos seus servidores. E, logo depois desse encerramento, o produtor executivo do jogo, Mark Rubin, anunciou que também está deixando a Ubisoft e a indústria de games.
Rubin, que já trabalhou nos primeiros jogos da famosa série Call of Duty: Modern Warfare e em suas versões remasterizadas antes de sair da Infinity Ward para criar o XDefiant na Ubisoft, usou sua conta pessoal no X (antigo Twitter) para contar essa novidade.
Ele aproveitou para agradecer a todos que jogaram XDefiant e também a antiga equipe do estúdio Ubisoft San Francisco, que trabalhou com ele no projeto.
"É um dia triste para os fãs de XDefiant e para todos os desenvolvedores apaixonados que se esforçaram tanto nesse jogo", começou Rubin. "Quero agradecer a todos que jogaram e ajudaram a divulgar, seja você um grande criador de conteúdo ou apenas um fã. Cada voz foi importante."
No começo, parecia que o XDefiant seria o próximo grande sucesso da Ubisoft. A empresa estava apostando muito no jogo e, nas primeiras semanas, ele bateu recordes de jogadores.
Mesmo quando surgiram boatos de problemas internos, Rubin se mostrava confiante e dizia que o jogo teria um longo futuro, com planos de novos conteúdos para além do primeiro ano de lançamento.
Por isso, foi ainda mais decepcionante quando as promessas de que o jogo não acabaria tão cedo acabaram se mostrando erradas.
XDefiant não era um jogo perfeito, mas Rubin explicou que um dos principais motivos para o jogo não ter decolado foi a falta de marketing.
Segundo ele, isso dificultou muito que o jogo crescesse e ganhasse novos jogadores depois do lançamento. Só que esse não foi o único problema. Rubin contou que o time teve dificuldades técnicas muito grandes.
Isso porque eles usaram um motor gráfico que não foi feito para esse tipo de jogo, e não tinham engenheiros suficientes para resolver essas falhas.
Ele até disse que, hoje em dia, usar motores gráficos criados dentro das empresas (os chamados motores internos) não vale mais a pena como antes, já que eles acabam ficando para trás em comparação com motores de mercado, como o Unreal Engine.
Além disso, Rubin também mencionou problemas de rede no jogo que nunca foram totalmente corrigidos, porque o time não tinha recursos suficientes.
E revelou que várias ideias e recursos que poderiam ter completado o jogo na época do lançamento simplesmente nunca saíram do papel.
Rubin acabou dando a entender que a Ubisoft meio que "largou" o XDefiant, deixando o projeto de lado antes mesmo de tentar resolver todos esses problemas.
Mas, mesmo assim, ele fez questão de dizer que todos os envolvidos – desde os desenvolvedores até a liderança da Ubisoft – estavam realmente comprometidos e queriam ver o jogo dando certo.
No final do seu comunicado, Rubin anunciou que está deixando não só a Ubisoft, mas toda a indústria de jogos. Ele contou que agora quer dedicar mais tempo à família e à sua vida pessoal.
E, embora não vá mais criar outro jogo, ele deixou um recado: "Espero que alguém consiga continuar o trabalho que eu estava tentando fazer e que façam jogos que se importem com os jogadores, tratem eles com respeito e escutem o que têm a dizer."