A Nintendo, uma das maiores empresas de videogames do mundo, ficou surpresa com o sucesso imediato do seu novo console, o Switch 2.
Durante uma reunião recente com investidores, o presidente da empresa, Shuntaro Furukawa, contou que a procura pelo aparelho foi muito maior do que eles imaginavam.
Muita gente está com dificuldade para encontrar o console nas lojas, e Furukawa fez questão de pedir desculpas publicamente por isso.
Para quem não está por dentro, desde o lançamento do Nintendo Switch 2, a procura tem sido tão alta que os estoques acabaram rapidamente em vários países.
Mesmo com planejamento, a Nintendo não conseguiu produzir unidades suficientes para atender todo mundo. Isso afetou até os próprios acionistas da empresa, que também não conseguiram comprar o aparelho. Segundo Furukawa, a Nintendo começou a vender o console por meio de sorteios no site My Nintendo Store já em abril.4
A resposta foi tão grande que mais de 2,2 milhões de pessoas se inscreveram só na primeira rodada. Ele até usou sua conta na rede social X (antigo Twitter) para anunciar o número e pedir desculpas à comunidade.
"Atualmente, em muitos países, a demanda pelo Switch 2 está acima da nossa capacidade de entrega. Alguns acionistas também relataram dificuldade em encontrar o console. Desde abril, estamos fazendo vendas por sorteio. A procura foi muito maior do que esperávamos, e pedimos desculpas por isso", disse Furukawa.
Mesmo com essa situação inesperada, a empresa não ficou parada. A Nintendo já realizou quatro rodadas de sorteios e nem todos conseguiram ser sorteados. A boa notícia é que a quinta rodada está marcada para começar em julho.
Além disso, cada vez mais lojas estão começando a vender o console diretamente, sem precisar de sorteio, o que pode facilitar para quem ainda está tentando comprar.
A empresa também afirmou que está trabalhando para melhorar o sistema de produção, com o objetivo de fabricar e entregar mais unidades o mais rápido possível. A ideia é que mais pessoas consigam ter acesso ao console nos próximos meses.
Mesmo com essa dificuldade de encontrar o Switch 2 nas lojas, o console teve um começo de vendas histórico. Foram mais de 3,5 milhões de unidades vendidas nos primeiros quatro dias após o lançamento.
Para comparação, esse número é o dobro do que o primeiro Nintendo Switch vendeu no mesmo período. Esse sucesso fez até especialistas em mercado reverem suas previsões.
A empresa de análises DFC Intelligence aumentou a estimativa de vendas para 2025, subindo de 15 para 16 milhões de unidades vendidas. E se não fosse pela limitação no estoque, esse número poderia chegar a 20 milhões.