Prévia de Doom: The Dark Ages revela um DOOM diferente de qualquer outro

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Quando DOOM 2016 chegou, pouca gente esperava que fosse um sucesso tão grande. A Bethesda nem deixou o jogo ser analisado antes do lançamento, o que gerou desconfiança. O beta multiplayer também não empolgou muito.

Mas no fim das contas, o jogo foi um estouro, DOOM Eternal veio e manteve a qualidade lá no alto. Agora, vem aí DOOM: The Dark Ages, prometendo trazer algo novo, mas sem perder a essência brutal da série.

Recentemente, o site WccfTech teve a chance de testar algumas fases do jogo em um evento especial em Frankfurt, revelando a primeira fase completa, um pedaço da segunda, partes de outras duas fases mais avançadas e, por fim, um nível bem aberto.

A ideia da ID Software e da Bethesda foi dar uma amostra da variedade do jogo e mostrar como ele se diferencia dos anteriores.

Doom: The Dark Ages Preview 01

Uma coisa que me incomodava um pouco em DOOM Eternal era o excesso de seções de plataforma. Claro, não era nada absurdo, mas tinha momentos que pareciam mais um jogo de plataforma do que um FPS brutal.

Parece que a ID Software ouviu esse feedback, porque em DOOM: The Dark Ages isso foi reduzido bastante, sem abrir mão da verticalidade que é uma marca da franquia.

Logo na primeira fase, deu para sentir que ainda é o mesmo DOOM que os fãs adoram. Os mapas continuam grandes, cheios de segredos e com incentivos para exploração, como mais vida e armadura.

O loop de combate também está ali. Atravessar corredores entre uma arena e outra, detonando demônios sem parar. A jogabilidade parece misturar a precisão de DOOM Eternal com o design mais compacto de DOOM 2016.

Doom: The Dark Ages Preview 02

Agora, a grande novidade são os novos elementos que DOOM: The Dark Ages traz. Em um dos níveis testados, o jogador assume o controle de um robô gigante, estilo mecha, que dá socos devastadores e pode atirar nos inimigos.

A sensação de poder é absurda, e enfrentar Titãs nessa máquina foi algo surreal. A jogabilidade continua a mesma, mas a escala muda totalmente. Outro ponto interessante foi a possibilidade de montar um dragão mecânico.

A primeira parte dessa fase é alucinante. Sair voando de dentro de uma caverna, com o cenário em chamas, enquanto enfrenta naves demoníacas gigantescas.

O visual é insano, e a destruição ao redor passa uma sensação de guerra total. Mas a jogabilidade do dragão em si me pareceu um pouco travada.

O sistema de mira e controle precisa de ajustes para ficar mais fluido, e isso é algo que quero testar melhor no jogo quando for lançado.

Doom: The Dark Ages Preview 03

Outro trecho do jogo que joguei por mais tempo foi uma fase bem diferente do que estamos acostumados em DOOM. O mapa era muito mais aberto, quase como um campo de batalha gigantesco.

Apesar de ainda existirem arenas de combate e muitos segredos escondidos, a sensação de liberdade era maior. Se um trecho estivesse muito complicado, dava para mudar de rota, explorar outro ponto e voltar mais preparado depois.

A combinação entre esse mundo mais amplo e o sistema de combate frenético de DOOM Eternal funcionou muito bem. O ritmo continua insano.

Derrotar inimigos para ganhar mais vida e munição, usar combinações de ataques para se manter sempre no controle da batalha e abusar das novas armas, como a serra-escudo, que traz opções brutais de combate corpo a corpo.

Doom: The Dark Ages Preview 04

Outro ponto interessante é que DOOM: The Dark Ages é 100% focado no modo campanha, sem multiplayer. Isso significa que todo o esforço da ID Software está voltado para criar uma experiência intensa para um jogador, sem preocupação com balanceamento de armas para modos online.

A história vai explorar o passado do DOOM Slayer e o mundo medieval de onde ele veio. Essa abordagem me animou bastante, porque a narrativa sempre foi algo secundário na franquia, mas aqui parece que teremos um pouco mais de profundidade sem perder a brutalidade que faz DOOM ser DOOM.

DOOM: The Dark Ages chega no dia 13 de maio de 2025 para quem comprar a edição premium e no dia 15 de maio para o restante dos jogadores.

Com base no que foi apresentado, parece que o game vai manter a ação intensa dos anteriores, trazendo novidades que dão um frescor à franquia. Quem curtiu DOOM 2016 e DOOM Eternal tem bons motivos para ficar de olho nesse lançamento.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.