PlayStation 6 pode ter até 40 TFlops e ray tracing 12x mais forte que o PS5

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O YouTuber Moore's Law Is Dead (MLID) divulgou novas informações vazadas sobre o PlayStation 6 (PS6), e os números são ainda mais impressionantes do que os rumores anteriores.

O destaque fica para o ray tracing, tecnologia que deixa os gráficos muito mais realistas ao simular luz e reflexos. Segundo MLID, em agosto já se falava em um ganho de 5 a 10 vezes em relação ao PS5. Agora, a estimativa é de um salto ainda maior: entre 6 e 12 vezes.

Se esse número mais alto se confirmar, o PS6 teria desempenho equivalente ao da placa de vídeo top de linha da NVIDIA, a RTX 5090, permitindo até mesmo path tracing em tempo real nos games.

Isso seria um feito e tanto, já que a AMD – parceira da Sony nos chips do console – ainda corre atrás da NVIDIA nesse tipo de tecnologia.

Outro detalhe importante é que, de acordo com o leaker Kepler_L2, a nova arquitetura da AMD deve ter foco justamente em melhorias no ray tracing e em recursos de inteligência artificial (IA).

Em contrapartida, a parte de rasterização (renderização tradicional) não teria um salto tão grande: algo entre 2,5x e 3x em relação ao PS5.

Possível ficha técnica do PS6 (rumores)

  • Processo de fabricação: Monolítico, 280 mm², TSMC 3nm
  • TDP estimado: ~160W
  • CPU: 8x Zen 6C (7 ativos + 1 reserva) + 2x Zen 6 low-power
  • GPU: ~54 CUs RDNA 5 (2 possivelmente desativadas), 2.6–3.0 GHz, 10 MB L2
  • Performance (TFlops): 34 – 40 TFlops (estimado)
  • Memória: GDDR7, barramento 160-bit, 640 GB/s, 30GB ou 40GB (dependendo do SKU)
  • Retrocompatibilidade: PS4 e PS5
  • Lançamento (rumor): Produção em meados de 2027, lançamento no outono de 2027
  • Observações: Ganho em Ray Tracing estimado entre 6x e 12x vs PS5; rasterização ~2.5–3x

Vale lembrar que TFlops não são mais a melhor forma de medir o poder de um console, mas ainda servem como uma comparação simples entre gerações.

De acordo com MLID, a produção em massa do PS6 começaria em meados de 2027, com lançamento previsto para o outono de 2027 (entre setembro e novembro). Isso é um pouco mais cedo do que muita gente esperava.

A boa notícia é que a retrocompatibilidade deve ser mantida, ou seja, o PS6 rodaria jogos de PS4 e PS5, o que ajuda muito quem já tem uma biblioteca grande de games.

O vídeo de MLID também cita o projeto Xbox Magnus, o nome interno do chip que vai equipar o novo console da Microsoft.

Ele deve ser cerca de 25% mais potente que o PS6, mas também mais caro, principalmente por usar um design de múltiplos chips e consumir mais energia. Se o calendário estiver certo, não deve demorar muito para começarmos a ter informações oficiais.

O arquiteto Mark Cerny começou a falar do PS5 em abril de 2019, cerca de um ano e meio antes do lançamento em novembro de 2020. Seguindo esse mesmo padrão, a Sony poderia revelar os primeiros detalhes do PS6 já na primavera de 2026.