PlayStation 6 deve ser lançado em 2027, segundo vazamento ligado à AMD

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A Sony planeja lançar o PlayStation 6 em 2027, de acordo com o conhecido leaker Kepler, que costuma divulgar informações confiáveis sobre a AMD no fórum NeoGAF.

Porém, o informante disse que esse cronograma pode mudar caso ocorram atrasos inesperados. Se o lançamento realmente acontecer nesse período, o PS6 seguirá o mesmo ciclo de vida de sete anos do PlayStation 4.

A diferença é que, desta vez, o intervalo entre a versão Pro e o novo console será menor. O PlayStation 5 Pro foi lançado quatro anos após o PS5, o que deixaria apenas três anos de distância até o suposto PS6.

Já na geração anterior, o PS4 Pro chegou três anos depois do PS4 e quatro anos antes da chegada do PS5. Rumores sobre o hardware do futuro console já circulam há algum tempo.

O youtuber Moore's Law Is Dead, conhecido por vazar detalhes técnicos de processadores e placas de vídeo, afirmou que o PlayStation 6 deve alcançar entre 34 e 40 teraflops de potência de processamento — com um ganho de desempenho em ray tracing (a tecnologia de simulação de luz realista nos jogos) de 6 a 12 vezes maior que o do PS5.

Essas informações ganharam força após a AMD e a Sony revelarem novos detalhes sobre o Project Amethyst, uma colaboração entre as duas empresas que busca aprimorar o hardware e o software de futuras GPUs e consoles. Foram destacadas três tecnologias: Radiance Cores, Neural Arrays e Universal Compression.

Os Radiance Cores são blocos de hardware projetados especificamente para acelerar os cálculos complexos de ray tracing, liberando os núcleos gráficos (shader cores) para lidar com o restante da cena renderizada.

Já os Neural Arrays funcionam como unidades dedicadas de aceleração de inteligência artificial integradas ao chip gráfico.

Eles executam tarefas de aprendizado de máquina diretamente no console, tornando o processamento de IA muito mais eficiente do que nas gerações atuais.

Por fim, a tecnologia Universal Compression é uma solução de compressão que reduz o tamanho dos dados de texturas, geometria e outros elementos visuais dos jogos sem comprometer a qualidade.

Isso melhora a eficiência da memória e do armazenamento, o que traz carregamentos mais rápidos, melhor desempenho de streaming e menos travamentos durante o jogo.

O arquiteto de sistema do PlayStation, Mark Cerny, também mencionou em um vídeo recente que essas novas tecnologias devem aparecer em um "novo console" nos próximos anos — o que reforça ainda mais a ideia de que se trata do PlayStation 6.

Se os vazamentos estiverem corretos, faltariam cerca de dois anos para o lançamento, um prazo até mais curto do que muitos imaginavam. A atual geração ainda está amadurecendo.

Nos últimos anos, os jogos começaram a explorar de forma mais completa o potencial do PS5, com produções que deixam de lado o suporte à geração anterior.

Mesmo assim, ainda há grandes títulos no horizonte, como The Witcher IV e The Elder Scrolls VI, que prometem elevar ainda mais o nível técnico dos games antes da chegada do PS6.