A MSI está trazendo uma série de novos recursos de overclock e ajuste de memória para suas placas-mãe AM5, acompanhando o lançamento das CPUs AMD Ryzen 9000.
Com a chegada iminente das CPUs AMD Ryzen 9000 "Zen 5" para desktops, a MSI é a primeira a implementar essas funcionalidades em placas-mãe compatíveis.
A placa-mãe MSI X670E Tomahawk WIFI foi apresentada utilizando o BIOS "E6E12AMS.1E2" com firmware AGESA 1.2.0.0a, compatível com as CPUs Ryzen 9000 e memória de 32 GB.
Isso garante que os usuários das placas da série 600 possam acessar todos os novos recursos, que antes seriam restritos às futuras placas da série 800.
- Leia também: MSI amplia linha de placas-mãe AM5 brancas com modelos ITX MPG X870I EDGE TI EVO e MAG X870E Tomahawk MAX PZ
Recursos de overclock e ajuste de memória
Dois dos principais recursos adicionados nesta atualização são o modo EXPO "On The Fly" e o OPP "Optimized Platform Profile".
O EXPO "On The Fly" facilita o overclocking da memória diretamente pelo sistema operacional, sem a necessidade de acessar o BIOS. Já o OPP oferece um conjunto de perfis predefinidos de overclock, simplificando o ajuste dos módulos de memória.
Com o suporte DDR5-6000 (1:1) através do OPP, os usuários podem otimizar rapidamente seus kits de memória, mesmo aqueles acima de DDR5-7000, sem a necessidade de ajustes manuais.
Outras novidades no overclock de CPU
A MSI também introduziu o suporte para o Curve Shaper, uma extensão do Curve Optimizer, que permite ajustes precisos na voltagem das CPUs Ryzen 9000 "Zen 5".
Isso possibilita a redução da voltagem em bandas estáveis e o aumento em bandas instáveis, otimizando o desempenho e a eficiência da CPU.
Os novos recursos de overclocking incluem suporte para DDR5-8000, overclocking de memória em tempo real e perfis de desempenho otimizados.
O suporte JEDEC para DDR5-5600 também está presente, junto com o overclocking Precision Boost Overdrive (PBO), que pode aumentar o desempenho em até 15% em CPUs Ryzen 9000, priorizando a performance sobre a eficiência.
A MSI já lançou o firmware AGESA 1.2.0.0 para suas placas-mãe AM5, e a versão AGESA 1.2.0.0a estará disponível em breve.