Placas-mãe ASUS AM5 recebem suporte a CPU AMD Ryzen "Zen 5" Granite Ridge

Imagem de: Placas-mãe ASUS AM5 recebem suporte a CPU AMD Ryzen "Zen 5" Granite Ridge

As placas-mãe ASUS AM5 estão recebendo suporte para a próxima geração de CPUs AMD Ryzen "Zen 5", de codinome Granite Ridge, por meio de uma atualização do BIOS AGESA 1.1.7.0.

Esta atualização indica que os fabricantes de placas-mãe estão começando a habilitar o suporte de plataforma para a próxima família de CPUs Ryzen da AMD. A ASUS lançou atualizações de BIOS para suas placas-mãe da série AMD X670E.

A nova BIOS descoberta recentemente, traz suporte para até 256 GB de memória DDR5 usando os mais recentes módulos de 64 GB, além de também habilitar o suporte antecipado para Zen 5.

Lista de placas-mãe ASUS AM5 (X670E) que receberam a atualização do BIOS AMD AGESA 1.1.7.0:

Essa atualização foi confirmada na última tabela AM5 SMU publicada pela Hardwareluxx. A atualização mais recente do AGESA 1.1.7.0 também trouxe uma mudança no esquema de nomenclatura, alternado de ComboAM5PI para FireRangePi.

Isso é curioso, pois Fire Range é o codinome para a família de SKUs de mobilidade que apresenta os mesmos dies de desktop Zen 5 que veremos em breve na plataforma AM5. O suporte é para à família Granite Ridge "AMD Ryzen" e expande o SMU para 98.58.0.

A família AMD Granite Ridge também é conhecida sob o ID "00B40Fxx", o que deve ser útil, pois muitas amostras de engenharia devem aparecer em breve. Já vimos variantes de 8 núcleos e 6 núcleos aparecerem em vazamentos.

Além disso, parece que os fabricantes de placas-mãe já têm amostras de teste iniciais das CPUs "Ryzen" Zen 5 disponíveis com eles, que são fornecidas pela AMD para habilitar o suporte antecipado para os chips, como ajustes de BIOS.

O lançamento oficial da família de CPUs AMD Ryzen Zen 5 "Granite Ridge" está previsto para acontecer durante a Computex 2024, que deve começar no início de junho.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.