A Gigabyte está recebendo uma série de reclamações sobre as placas da série RTX 30 estarem "explodindo" e com falhas críticas.
De acordo com relatórios do Gamers Nexus e Aristeidis Bitziopoulos, que revisaram às PSUs, os modelos GP-P850GM e GP-P750GM da Gigabyte poderiam falhar catastroficamente.
Durante alguns meses testando as duas PSU, o Gamers Nexus encontrou uma taxa de falhas surpreendentemente alta.
Segundo o Gamers Nexus, das duas PSUs adquiridas, uma delas falhou, a GP-P750GM, o site que é autoridade líder em análises de hardware de computador, também conseguiu fritar uma placa Gigabyte RTX 3080 durante seu teste.
Além disso, as placas GP-P850GM e GP-P750GM da Gigabyte receberam muitas análises negativas na Newegg, um site de vendas online. A Gigabyte respondeu às descobertas lançando algumas dúvidas sobre elas.
"Fomos informados por terceiros sobre as preocupações em relação a possíveis problemas de disparo do GP-P850GM e GP-P750GM em altas potências quando testado por meio de equipamento de carga eletrônica DC por longos períodos de tempo repetidamente perto do ponto de acionamento OPP de 120% a 150%", Disse um porta-voz da Gigabyte.
"Este nível de teste estendido pode reduzir drasticamente a vida útil do produto e dos componentes do GP-P850GM e GP-P750GM", acrecesntou.
O ponto de acionamento da proteção contra sobrecarga de potência (OPP) é uma proteção da fonte de alimentação que será ativada quando SE extrai mais energia de uma fonte de alimentação do que sua capacidade nominal.
A Gigabyte afirma que os revisores pressionaram "repetidamente" a carga por "longos períodos", o Gamers Nexus respondeu em um vídeo intitulado "Gigabyte distorce a verdade sobre a explosão de fontes de alimentação de forma perigosa".
Gamers Nexus afirma no vídeo que só acionou o OPP uma vez durante o teste em cada fonte de alimentação, e que isso não deve ser o suficiente para que uma PSU falhe.
A Gigabyte agora está ajustando o ponto de disparo OPP no GP-P850GM e GP-P750GM, com o modelo de 850W agora operando a um máximo de 1050W em vez do limite de 1300W anterior.
O modelo de 750W também foi reduzido a um limite de disparo OPP de no máximo 925 watts, muito menos do que o limite de 1125W anterior.
A Gigabyte também está oferecendo um serviço de devolução e troca para às PSUs GP-P850GM e GP-P750GM, com detalhes disponíveis no site da Gigabyte.
A Gigabyte levou mais de seis meses para responder aos vários relatórios de falhas e análises ruins na Newegg.
Para piorar, a resposta não pegou bem para a Gigabyte, que poderia ter emitido um comunicado e trabalhado em estreita colaboração com os revisores especialistas em vez de duvidar de suas descobertas.
Os problemas foram descobertos quando as fontes de alimentação foram usadas em negócios de pacote Newegg nas placas da série RTX 30.
Na épocas, as pessoas estavam desesperadas para comprar uma nova GPU e sendo forçadas a comprar uma fonte de alimentação que foi rotulada por alguns analistas como "invendável."
Via: The Verge