Pesquisa mostra que 72% dos desenvolvedores acreditam que a Steam tem o monopólio dos jogos para PC

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Um novo relatório publicado pela Rokky, plataforma voltada para distribuição de jogos no PC, mostrou resultados de uma pesquisa feita pela Atomik Research com 306 executivos de estúdios de games.

Do total, 67% eram dos Estados Unidos e 33% do Reino Unido. Segundo o levantamento, 72% dos participantes acreditam que a Steam tem um monopólio na distribuição de jogos para PC.

Mas será que a Steam realmente tem o monopólio? De acordo com o executivo sênior da Circana, Mat Piscatella, e com a própria Rokky no relatório intitulado "The State of PC Game Distribution", a resposta não é tão simples.

"Plataformas como GOG, itch.io e Epic Games Store ainda funcionam como alternativas para distribuir jogos no PC”, explica o documento da Rokky. “Mesmo assim, há bons argumentos para dizer que a Steam atua como um monopólio de fato."

O estudo mostra que 48% dos desenvolvedores já publicaram seus jogos na Epic Games Store ou na loja da Xbox para PC, enquanto 10% usaram o GOG e 8% o itch.io.

Existem ainda outras formas de vender jogos, como os sites Humble e Fanatical, mas nem todos os desenvolvedores enxergam essas opções de forma positiva.

Quase um quarto dos entrevistados considera esses sites e marketplaces como parte de um mercado cinza, onde o controle e o lucro podem ser menores.

Segundo a Rokky, essa visão pode ser um erro — já que essas plataformas poderiam ajudar justamente a reduzir a dependência da Steam.

"A falta de clareza sobre o que realmente faz parte do mercado cinza — e os enganos que alimentam esse medo — pode representar uma oportunidade perdida para muitos desenvolvedores”, aponta o relatório. "Se eles evitam e-stores e marketplaces acreditando que são parte desse mercado, acabam perdendo chances reais de faturamento."

Outro ponto levantado é o medo de que, ao usar essas plataformas, as chaves de ativação acabem em sites de revenda não autorizados, o que traria riscos de manipulação de preços regionais.

A Rokky, Porém, afirma que isso nem sempre é verdade. A questão principal é se o caminho para reduzir a força da Steam seria investir mais em outras lojas e plataformas digitais.

A Rokky acredita que isso pode funcionar para alguns, mas há outros fatores que dificultam o sucesso dos desenvolvedores, como a dificuldade de fazer os jogos serem encontrados, o excesso de títulos gratuitos e o crescimento dos serviços de assinatura.

"Qualquer desenvolvedor ou estúdio que decida entrar em outras formas de distribuição precisa manter o controle sobre preços e valor do jogo, evitando armadilhas do mercado cinza", afirma a Rokky. "O caminho não é simples, mas com uma boa estratégia, é possível alcançar novos públicos e aumentar a receita."