Na madrugada desta quinta-feira (27), usuários da rede social Facebook registraram perfis e páginas de empresas e veículos de comunicação com imagens pornográficas em thumbnails de posts.
Entre as páginas afetadas está o Portal de Notícias da Globo (G1). De acordo com relatos dos internautas nas redes sociais, os posts de sites de notícia publicados no Facebook mostravam imagens com conteúdo inapropriado para menores de 18 anos.
No entanto, apenas a imagem apresentava mudanças, o texto permanecia original.
https://twitter.com/ulyssessena/status/1298835856829100033
Aparentemente o conteúdo impróprio não pode ser visto por todos os usuários, o G1 pediu desculpas aos seus seguidores e informou que entrou em contato com o Facebook a respeito do ocorrido.
Em resposta, o Facebook apenas garantiu que estava trabalhando na remoção do conteúdo, sem fornecer mais detalhes. Em nota ao G1, o Facebook revelou que está investigando o problema.
Ao que tudo indica, os usuários afetados pelo problema podem ter sido alvos de pishing e tiveram seus dispositivos comprometidos por Malwares que podem manipular as imagens de seus navegadores.
Como relatamos em outro artigo, o Facebook vem apresentando diversos anúncios patrocinados com pishing criando um ambiente promissor para atividade de hackers na plataforma.
No entanto, esta é apenas nossa suposição do que pode estar acontecendo, vamos aguardar uma resposta oficial do Facebook.
Fonte: G1