O universo dos games sempre tem espaço pra surpresas — e se você é fã da saga The Elder Scrolls, talvez tenha ouvido falar do projeto Skyblivion.
Basicamente, é uma iniciativa feita por fãs para recriar o jogo The Elder Scrolls IV: Oblivion dentro do motor gráfico de Skyrim, ou seja, dar uma cara nova pra um jogo clássico.
Esse projeto tá em desenvolvimento há quase 10 anos e tem previsão de lançamento pra 2025. Só que aí, no meio do caminho, uma bomba. Vazou na internet que a Bethesda, empresa criadora da franquia, estaria trabalhando numa versão oficial remasterizada de Oblivion.
Isso apareceu durante um processo judicial (FTC vs. Microsoft) que acabou mostrando documentos internos. E não só Oblivion, mas também uma versão repaginada de Fallout 3 estaria nos planos.
Quem lidera o projeto Skyblivion é um cara conhecido como Rebelzize. Ele já tinha sido entrevistado em 2022 pra falar sobre o potencial de plataformas como a RTX Remix da NVIDIA, que ajuda na criação de gráficos mais modernos pra jogos antigos.
Quando surgiram os rumores do remaster oficial, ele até duvidou no começo. Mas depois que os documentos vazados mostraram que a Bethesda realmente tinha planos, ele ficou mais aberto à ideia de que poderia ser verdade — mesmo achando que o projeto podia ter sido cancelado ou adiado.
Durante o ano de 2024, não teve mais nenhuma novidade. Mas aí em 2025 tudo mudou. Começaram a aparecer vazamentos mais concretos. Ficou claro que um estúdio chamado Virtuos trabalhou no remaster oficial usando a poderosa Unreal Engine 5.
E tem gente por dentro da indústria dizendo que a Microsoft pode até lançar o jogo "de surpresa", ou seja, anunciar e liberar no mesmo dia, ainda em abril.
E pra fechar o pacote, imagens do novo Oblivion remasterizado vazaram no site dos desenvolvedores, confirmando de vez que o projeto é real.
E o Skyblivion vai ser cancelado?
Nada disso. O próprio Rebelzize foi nas redes sociais e deixou bem claro que o Skyblivion continua firme e forte:
"O verdadeiro remake são os amigos que fizemos no caminho. Isso não muda nada pra mim. Sempre foi um projeto feito por paixão, e vai continuar assim até o fim. A comunidade só tem a ganhar, porque agora tem duas versões de Oblivion chegando este ano. Só amor, nada de ódio com o pessoal que fez o remaster oficial."
Mais tarde, ele falou um pouco mais:
"Achei a proposta deles legal e bem diferente da minha. Quero jogar também. O que me motiva desde o começo é a paixão, e isso não mudou. Ganhei muito com esse projeto: fiz amigos, ganhei experiência e descobri que queria trabalhar com games — e hoje trabalho. No fim das contas, isso tudo só existe porque a Bethesda permitiu, então se o remake oficial tá vindo aí, é ótimo que ainda deixem a gente continuar. Agora vou focar no nosso lançamento e manter o clima positivo."
Dois Oblivions, dois estilos
Mesmo que o remaster oficial tenha gráficos mais modernos (até porque usa a Unreal Engine 5), o Skyblivion também tem seu valor. Ele vai incluir conteúdo cortado da versão original, além de coisas novas e mudanças na jogabilidade.
Já o remaster da Bethesda, pelos vazamentos, vai focar mais em modernizar os controles e a interface, mas não vai trazer novidades na história ou nas missões.
No fim, como disse o próprio Rebelzize, o jogador vai poder escolher entre duas versões diferentes de Oblivion — e isso é ótimo. O Skyblivion continua com lançamento previsto pra 2025, como já tinha sido planejado desde o começo.