NVIDIA Project G-Assist e App ficam mais rápidos e acessíveis em GPUs RTX

Imagem de: NVIDIA Project G-Assist e App ficam mais rápidos e acessíveis em GPUs RTX

A NVIDIA lançou atualizações importantes para o Project G-Assist e para o NVIDIA App, tornando a experiência com placas RTX mais rápida e prática.

O Project G-Assist agora consome 40% menos memória, o que deixa a ferramenta de IA mais leve e ágil. Além disso, o suporte a plugins foi aprimorado, permitindo que eles sejam selecionados automaticamente de acordo com suas tarefas.

Para notebooks RTX, o G-Assist também ganhou novos comandos que ajustam recursos como Max-Q, Battery Boost e Battery Ops, otimizando o desempenho e a autonomia da máquina.

Um grande avanço é que o G-Assist passou a funcionar em todas as GPUs RTX com 6 GB ou mais de VRAM. Antes, ele só estava disponível para placas com 12 GB ou mais, o que ampliou bastante a base de usuários.

A ferramenta também permite instalar plugins diretamente do Mod.io, simplificando a personalização do sistema. Outro destaque são os DLSS Overrides globais.

Agora é possível ativar perfis de DLSS Multi-Frame Generation ou DLSS Super Resolution em centenas de jogos de uma vez, sem precisar configurar título por título.

O G-Assist atualizado traz um modelo de IA mais eficiente, respondendo mais rápido e com precisão às suas solicitações por voz ou texto, mesmo ocupando menos memória.

Além disso, voltam os antigos ajustes de 3D muito pedidos pelos usuários, como filtragem anisotrópica, anti-aliasing e ambient occlusion, que ajudam a melhorar a experiência em jogos clássicos.

O NVIDIA App também recebeu novidades importantes, apresentadas na Gamescom. Entre elas, está a atualização do DLSS Overdrive, que permite habilitar DLSS globalmente e visualizar o status do recurso nos jogos.

Isso significa que você pode ativar DLSS em diversos títulos que antes não suportavam oficialmente. Outro recurso esperado finalmente disponível é o Smooth Motion para placas RTX 40. Antes em beta pelo driver GeForce, agora pode ser habilitado direto pelo App.

Ele gera frames adicionais via software/driver, oferecendo movimento mais suave, mesmo em jogos que não têm suporte nativo ao DLSS. Mas apesar de melhorar a fluidez, não substitui totalmente a integração visual do DLSS.

Por fim, o App trouxe de volta funções do antigo painel de controle, como mais opções de 3D, NVIDIA Surround e ajustes específicos para jogos clássicos, incluindo 10 novos parâmetros como filtragem de textura e anti-aliasing.

Os usuários do programa BETA já podem testar o novo NVIDIA App a partir de 19 de agosto, enquanto quem não participa do beta poderá baixá-lo uma semana depois.