A NVIDIA acaba de anunciar sua mais recente lançamento no campo da inteligência artificial (IA) e computação de alto desempenho (HPC).
A solução GB200 NVL4 combina o poder de quatro GPUs Blackwell com duas CPUs Grace para transformar data centers e melhorar o desempenho em cargas de trabalho exigentes.
Durante o evento SC24, a NVIDIA apresentou duas plataformas de hardware de última geração. Uma delas é baseada na arquitetura Hopper (H200 NVL), já conhecida, enquanto a outra traz a nova tecnologia Blackwell (GB200 NVL4).
Ambas são projetadas para atender às demandas de empresas que precisam acelerar cargas de trabalho em IA e HPC. A placa H200 NVL, baseada na arquitetura Hopper, já está disponível e possui conectividade de até quatro GPUs em um único domínio NVLINK.
Isso garante uma largura de banda até sete vezes maior que soluções padrão PCIe, tornando-se uma opção altamente eficiente para data centers.
A NVIDIA disse que essa solução foi projetada para dar mais flexibilidade em configurações de servidor, sendo ideal para cargas de trabalho híbridas. Veja as principais especificações do H200 NVL:
- 114 Multiprocessadores de Streaming (SMs) e 14.592 núcleos CUDA.
- 456 núcleos tensor, otimizados para IA.
- Memória HBM2e de 80 GB com interface de 5120 bits.
- TDP de 350 W.
- Desempenho: 3 TFLOPs (FP8).
Os ganhos de desempenho são realmente impressionantes, com 1,5x mais memória, 1,7x mais capacidade em inferência para modelos de linguagem extensos (LLMs) e 1,3x no desempenho HPC em comparação com sua geração anterior.
Blackwell GB200 NVL4 também chega ao mercado
A solução Blackwell GB200 NVL4 representa a evolução mais ambiciosa da NVIDIA até o momento. Com base na arquitetura Blackwell, este módulo é um superchip que dobra as capacidades do modelo anterior ao combinar duas GPUs Blackwell GB200 em uma única placa com duas CPUs Grace. Veja os destaques técnicos do GB200 NVL4:
- GPUs e CPUs integradas: Configuração de 4 GPUs no domínio NVLINK e 1,3 TB de memória Coerente.
- Aumento de desempenho: 2,2x na simulação e 1,8x em treinamento e inferência.
- Consumo energético: Estimado em cerca de 6 kW em potência extrema.
O GB200 NVL4 foi desenvolvido pensando em servidores de alto desempenho para atender às demandas de modelos de IA cada vez mais complexos.
NVIDIA continua com um roteiro focado em trazer inovações
A NVIDIA segue acelerando sua evolução tecnológica. A empresa revelou recordes de desempenho no MLPerf v4.1, tanto em treinamento quanto em inferência, mostrando que suas arquiteturas Blackwell e Hopper continuam definindo o padrão.
Além disso, está prevista uma cadência anual de lançamentos, com novos projetos, como o Blackwell Ultra e o Rubin, já no horizonte.