A desenvolvedora Nexon será a responsável por criar o próximo jogo da famosa franquia StarCraft, não a Blizzard, como muitos imaginavam.
A informação foi divulgada pelo portal coreano MTN e ganhou destaque no site VG247, revelando o fim de uma disputa pelos direitos de produção entre as duas empresas.
Para quem não conhece muito, StarCraft é uma das séries de estratégia em tempo real (RTS) mais conhecidas do mundo dos games, principalmente entre os jogadores coreanos, onde o título é quase uma febre nacional.
O último grande lançamento da série foi StarCraft II: Heart of the Swarm, em 2013. Desde então, os fãs aguardam por uma sequência à altura.
A surpresa é que, agora, esse novo capítulo da franquia está nas mãos da Nexon, uma gigante do setor de jogos na Ásia.
Mas a Blizzard não está completamente fora do projeto. As duas empresas vão trabalhar juntas nesse novo jogo. No entanto, quem vai liderar o desenvolvimento é a Nexon.
Será o fim do estilo clássico de StarCraft?
Algo que chamou a atenção é que o novo StarCraft pode não seguir o estilo RTS que consagrou a série. Isso mesmo. Há chances de a Nexon apostar em uma pegada diferente, inovando na jogabilidade e surpreendendo o público.
Porém, essa mudança é um risco, já que muitos fãs esperam justamente uma continuação no mesmo estilo de jogo que conquistou milhões ao redor do mundo.
Os jogos de estratégia em tempo real são muito populares na Coreia do Sul, e mudar esse formato pode afastar jogadores mais antigos. Por outro lado, pode atrair novos públicos e reinventar a marca StarCraft.
A vitória da Nexon nessa disputa de direitos não se limita apenas a StarCraft. A empresa também conseguiu a permissão para desenvolver uma versão mobile do Overwatch, voltada para os mercados do Japão e da Coreia. E isso é uma jogada de mestre.
Os jogos para celular fazem um sucesso absurdo na Ásia. Levar um título forte como Overwatch para o mobile pode ser extremamente lucrativo e abrir novas oportunidades para a Nexon conquistar ainda mais espaço no setor.
Blizzard perde terreno no próprio território
Para a Blizzard, essa situação representa mais uma grande perda. Ao longo dos anos, a empresa ficou conhecida por criar jogos lendários como Diablo, Warcraft, Overwatch e claro, StarCraft.
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Mas a verdade é que, ultimamente, outras empresas têm mostrado que conseguem fazer melhor o que a Blizzard começou. Isso já foi visto com Overwatch, que inspirou muitos outros jogos de tiro com heróis, que evoluíram e até superaram o original.
O mesmo aconteceu com Diablo, onde Path of Exile acabou ganhando bastante destaque. Agora, a Nexon parece pronta para repetir esse feito com StarCraft.
Se o novo jogo realmente for um sucesso, e os méritos ficarem com a Nexon, será difícil para a Blizzard recuperar o prestígio de antes. Mesmo colaborando no projeto, o público tende a reconhecer quem realmente fez a diferença.
Apesar disso, ainda é cedo para saber exatamente como será o novo StarCraft, ou mesmo quando ele será lançado. Mas uma coisa é certa, o potencial do projeto é enorme.
A Nexon tem a chance de reinventar uma das maiores franquias dos games e mostrar ao mundo que pode fazer tão bem – ou até melhor – do que a própria Blizzard.
Se a Nexon acertar a mão, esse novo StarCraft pode marcar uma nova era para os jogos de estratégia – ou quem sabe, para um novo estilo de jogo completamente diferente.