A NVIDIA liberou um novo driver para suas placas de vídeo nesta semana que está travando PCs antigos com Windows 10 e 11, os mais afetados são aqueles com processadores mais antigos, como o Intel Core 2 Duo.
A falha causa a temida Tela Azul da Morte (BSOD) e está afetando todos os PCs que têm uma placa de vídeo GeForce GTX 750 ou superior.
O problema com o novo driver da NVIDIA apareceu com a atualização para a versão 555 ou mais recente em PCs com processadores antigos.
O caso ganhou atenção após uma publicação do perfil @TheBobPony no X (antigo Twitter), e foi confirmado pela própria NVIDIA.
NVIDIA não oferece mais suporte a CPUs antigas
Em julho, a NVIDIA já havia anunciado que encerraria o suporte a processadores que não são compatíveis com instruções de Population Count (POPCNT).
Essa decisão impacta computadores com CPUs Intel fabricadas antes de 2008 ou AMD feitas antes de 2006 e placas de vídeo GeForce GTX 750 ou superior.
Quando esses computadores tentam usar o novo driver, eles entram em um ciclo de travamento e reinicialização até que o Windows apresenta a tela de recuperação do sistema.
Nesse ponto, o usuário fica impossibilitado de acessar o sistema operacional e precisa reverter a instalação do driver usando um ponto de restauração, formatar o computador ou trocar a placa de vídeo.
Para evitar que o bug ocorra novamente, a recomendação é não atualizar o driver da GPU para a versão 555 ou posterior.
Outra alternativa é utilizar drivers open source desenvolvidos por terceiros, como os oferecidos pelo Nouveau. No entanto, o usuário tem que assumir o risco ao instalar software não-licenciado.