Novo driver da NVIDIA corrige travamentos nas placas RTX 50

Imagem de: Novo driver da NVIDIA corrige travamentos nas placas RTX 50

A NVIDIA lançou a versão mais recente do seu driver Game Ready, o 576.02 WHQL, que veio para resolver diversos problemas nas placas de vídeo da série GeForce RTX 50, como travamentos, congelamentos e aquelas incômodas telas pretas que vinham tirando o sono de muita gente.

Quem comprou uma placa da linha RTX 50, principalmente nos primeiros meses após o lançamento, passou por situações bem frustrantes. Era comum ver relatos de jogos travando, erros aleatórios e até o sistema congelando do nada.

E não foram só essas placas mais novas que sofreram. Até modelos anteriores, como as RTX 40 e RTX 30, começaram a apresentar problemas após atualizações mais recentes.

Por causa disso, muitos usuários tiveram que fazer o caminho inverso e instalar versões antigas dos drivers, lançadas ainda em dezembro do ano passado.

A NVIDIA tentou resolver com algumas correções rápidas, os famosos "hotfixes", mas só agora parece que saiu uma solução mais robusta com o driver 576.02.

O que esse novo driver conserta?

O driver GeForce Game Ready 576.02 WHQL vem recheado de correções tanto para jogos quanto para problemas gerais de funcionamento do sistema.

Se você tem uma RTX 50, essa atualização é praticamente obrigatória. Veja alguns dos principais bugs que foram corrigidos.

Erros corrigidos em jogos

  • Fortnite: travamentos aleatórios durante as partidas.
  • The First Berserker: Khazan: erro DXGI_ERROR_DEVICE_REMOVED.
  • Star Wars Outlaws: o jogo congelava depois de 5 minutos parado.
  • Jogos com DLSS Frame Generation e GSYNC estavam instáveis.
  • Monster Hunter Wilds: travava ao aceitar uma missão com DLSS-FG ativado.
  • InZOI: mensagem de erro "GPU crashed or D3D Device Removed".
  • Overwatch 2: engasgos com o VSYNC ativado.
  • Hellblade 2: Senua's Saga: mais serrilhado ao usar TSR e travamentos com Smooth Motion.
  • The Last of Us Part 1: travava com Smooth Motion.
  • Problemas com distorção ou "banding" em jogos nas placas RTX 50.
  • Control: falhas gráficas em várias partes do jogo.
  • Travamentos relacionados ao VSYNC em geral.
  • Uncharted: Legacy of Thieves: artefatos visuais ao pegar tesouros.

Problemas gerais resolvidos

  • Travamentos com o Windows 11 versão 24H2.
  • Tela preta ou travamentos em jogos com DLSS 4.
  • Congelamentos ou telas pretas nas RTX 50, especialmente com drivers antigos como o 572.16.
  • Monitor que não despertava após o modo de suspensão.
  • Tela azul ao assistir vídeos protegidos usando DisplayPort.
  • Displays que ficavam em branco ao usar taxas de atualização altas (165Hz, 200Hz).
  • Problemas com monitores em daisy chain (quando conecta um no outro).
  • Bugs relacionados ao uso de headsets de realidade virtual como o Varjo Aero VR.
  • Problemas ao mudar a configuração do ícone de atividade da GPU.
  • Questões com DLDSR, Octanebench, e até com o software DaVinci Resolve.

Alguns problemas ainda continuam

Mesmo com esse novo driver, nem tudo está 100% resolvido. A NVIDIA ainda está trabalhando em erros como:

  • Tela preta ao sair do modo de descanso em notebooks com RTX 50.
  • Travamentos em Cyberpunk 2077 ao usar o modo de foto com path tracing.
  • Red Dead Redemption 2 fecha sozinho no modo DX12 (em Vulkan o problema não acontece).

Além das correções, o driver também traz compatibilidade com a recém-lançada GeForce RTX 5060 Ti, ideal para quem busca uma placa mais acessível com recursos de nova geração.