O Nintendo Switch 2 vem chamando a atenção de todo mundo que gosta de videogames. Mesmo sendo parecido com o PlayStation 4 em algumas partes técnicas, ele traz recursos que deixam a experiência ainda melhor.
Quem contou tudo isso foi Charles Tremblay, vice-presidente de tecnologia da CD Projekt Red, em uma conversa com o site IGN.
O papo rolou sobre o lançamento de Cyberpunk 2077 no Nintendo Switch 2. Tremblay explicou que a adaptação do jogo começou lá em meados de 2023 e teve muitos desafios.
Isso porque o console novo da Nintendo tem uma arquitetura diferente do famoso x86, que foi usada para criar o jogo originalmente. Por causa dessa mudança, a equipe teve que mexer bastante no motor do jogo para que tudo funcionasse direitinho.
Um detalhe que ajudou muito foi a tecnologia NVIDIA DLSS. Esse recurso é tipo uma mágica que melhora a qualidade dos gráficos sem precisar de tanta força do console.
Segundo Tremblay, o DLSS fez toda a diferença para Cyberpunk 2077 rodar de forma estável no Switch 2, mesmo que o console não seja tão forte quanto um PC. E o legal é que essa tecnologia também funciona bem em outras plataformas, deixando o jogo bonito e suave.
Outro ponto importante que coloca o Nintendo Switch 2 na frente do PS4 é o armazenamento. O PlayStation 4 usava um HD mecânico, que era bem mais lento.
Já o novo console da Nintendo não tem esse tipo de problema, o que deixa tudo mais rápido e evita aquelas travadinhas chatas. Além disso, o Switch 2 tem mais memória RAM, o que ajuda muito na hora de rodar jogos pesados como o Cyberpunk 2077.
Essa melhoria de RAM faz não só o jogo principal rodar melhor, mas também permite que a expansão Phantom Liberty venha junto nessa nova versão.
- Leia também: Cyberpunk 2077 receberá suporte a VRR nos consoles
Mas o visual no Nintendo Switch 2 não vai chegar no nível dos PCs mais potentes, e nem era essa a ideia. A CD Projekt Red focou em criar uma versão que funcionasse muito bem no console e que fosse divertida de jogar.
No Switch 2, o jogo vai rodar em 30 FPS, e em alguns momentos pode chegar a 40 FPS. O próprio Tremblay falou que isso é um bom meio-termo, já que a maioria dos consoles mais novos roda a 60 FPS, mas o Switch 2 tem um foco diferente. O jogo chega no Nintendo Switch 2 no dia 5 de junho.