A chegada do Nintendo Switch 2 está movimentando o mundo dos games, e uma das grandes dúvidas é se ele vai dar conta dos gráficos modernos e tecnologias de última geração, como a Unreal Engine 5. A resposta é sim... mas com algumas limitações.
Segundo especialistas do respeitado canal Digital Foundry, o novo console da Nintendo vai, sim, suportar todos os recursos da Unreal Engine 5 – como Nanite, Lumen e Mapas de Sombra Virtuais (Virtual Shadow Maps).
Porém, o hardware do Switch 2 não deve aguentar usar todos esses recursos ao mesmo tempo, principalmente em jogos mais exigentes. Se você não está familiarizado com esses nomes, não tem problema. Vamos explicar de forma simples:
- Nanite: ajuda a mostrar objetos com muitos detalhes, como rochas e prédios, sem pesar tanto o sistema.
- Lumen: melhora a luz dos jogos, deixando os cenários mais realistas e com reflexos naturais.
- Virtual Shadow Maps: cuida das sombras, deixando elas mais suaves e naturais.
Essas tecnologias fazem os jogos ficarem incríveis, mas também exigem muito do console. Até o poderoso PlayStation 5 e o Xbox Series X têm dificuldades para rodar jogos usando tudo isso ao mesmo tempo. Então, é natural que o Switch 2, que provavelmente terá um hardware mais modesto, também enfrente desafios.
Fortnite é um bom exemplo do que esperar
Um bom exemplo para entender como o Switch 2 vai lidar com esses jogos é o Fortnite, que já foi mostrado rodando a 60 FPS na nova geração do console. Porém, nessa versão, o jogo não usa o Lumen, que é uma das partes mais pesadas da Unreal Engine 5.
Nos testes do Digital Foundry, uma demonstração chamada The Matrix Awakens, feita com a Unreal Engine 5, teve dificuldades até mesmo em computadores com boas placas de vídeo (da geração Ampere da NVIDIA).
E mesmo usando técnicas como o DLSS no modo Performance, o resultado ainda ficou longe do ideal. Por isso, é quase certo que o Lumen e os Virtual Shadow Maps serão reduzidos ou até removidos em alguns jogos no Switch 2, para que eles rodem de forma mais suave e estável.
Mesmo com limitações, o Switch 2 pode surpreender
Apesar dessas limitações técnicas, não significa que os jogos vão rodar mal. Pelo contrário, um ótimo exemplo é Cyberpunk 2077, um jogo conhecido por ser pesado, mas que já roda muito bem no Switch 2 – segundo os especialistas.
Isso mostra que, com o tempo, os desenvolvedores vão aprender a tirar o máximo proveito do novo console da Nintendo. E como já vimos em outras gerações, o que mais importa nem sempre é o poder bruto, mas sim como os jogos são otimizados e pensados para o hardware.
A boa notícia é que não vai demorar muito para o público conhecer de perto o que o Nintendo Switch 2 pode fazer. O lançamento está marcado para o dia 5 de junho, com expectativa global.
Até lá, muita coisa ainda pode ser revelada, mas uma coisa é certa, mesmo com limitações gráficas, o Switch 2 pode entregar ótimas experiências de jogo, equilibrando desempenho, qualidade e diversão – algo que sempre foi a marca registrada da Nintendo.