TecFoco / Consoles / Nintendo Switch 2 pode gravar conversas do GameChat por segurança

Nintendo Switch 2 pode gravar conversas do GameChat por segurança

Imagem de: Nintendo Switch 2 pode gravar conversas do GameChat por segurança

A Nintendo poderá monitorar e até gravar as conversas feitas no GameChat do Switch 2. A própria empresa atualizou sua política de privacidade informando que as sessões de áudio e vídeo entre os jogadores podem ser registradas "para garantir um ambiente seguro e protegido".

Essa atualização foi descoberta por usuários no Reddit e já está disponível no site oficial da Nintendo. Ela levanta uma questão importante sobre privacidade e segurança digital entre jogadores mais jovens ou pessoas que gostam de bater papo enquanto jogam.

Para quem não sabe, o GameChat é uma das novas funções do Nintendo Switch 2, que chega para substituir o modelo anterior com várias melhorias.

Essa nova função permite que até 12 pessoas conversem ao mesmo tempo enquanto jogam, compartilhem a tela em tempo real (mesmo jogando jogos diferentes) e até se vejam por vídeo usando uma câmera compatível com entrada USB-C.

Para usar esse recurso, será necessário ter uma assinatura ativa do Nintendo Switch Online. Porém, a boa notícia é que o GameChat ficará gratuito até o dia 31 de março de 2026, o que dá tempo para os jogadores experimentarem a funcionalidade sem pagar nada.

A ideia da Nintendo é criar um espaço online mais seguro e saudável para todos os usuários. Por isso, a empresa se reserva o direito de coletar, monitorar e gravar conversas e imagens trocadas no GameChat.

Ainda não foi explicado se todas as conversas serão vigiadas o tempo todo, o simples fato da empresa poder fazer isso já liga o alerta em muita gente.

Esse tipo de medida já é usado por outras plataformas de jogos, como PlayStation e Xbox, que também monitoram interações para evitar bullying, discurso de ódio, assédio ou comportamentos tóxicos durante partidas online. Portanto, não é algo exclusivo da Nintendo.

Então, se você costuma conversar bastante durante os jogos, saiba que suas falas vão poder ser ouvidas e armazenadas pela Nintendo, mesmo que você não esteja fazendo nada de errado.

O objetivo é proteger todos os usuários, principalmente crianças e adolescentes, que formam uma parte importante do público da Nintendo.

Mas, ao mesmo tempo, isso levanta uma discussão sobre o direito à privacidade nos jogos online. Muitos jogadores podem se sentir desconfortáveis ao saber que suas conversas podem estar sendo gravadas.

O novo console da Nintendo será lançado no dia 5 de junho de 2025, em diversos países ao redor do mundo (com poucas exceções).

Ele trará avanços interessantes em comparação ao modelo anterior, como gráficos melhores, novos recursos e essa integração mais moderna com funções online, como o GameChat.