Nintendo processa moderador do Reddit por pirataria e pede US$ 4,5 milhões em indenização

Imagem de: Nintendo processa moderador do Reddit por pirataria e pede US$ 4,5 milhões em indenização

A Nintendo of America entrou com um pedido de indenização de 4,5 milhões de dólares contra James C. Williams, conhecido no Reddit como Archbox.

Ele era moderador de um subreddit agora fechado, dedicado à pirataria de jogos do Nintendo Switch. O processo foi registrado no dia 3 de outubro no Tribunal Distrital dos Estados Unidos para o Distrito Oeste de Washington.

A ação é resultado de uma disputa judicial que começou em março de 2024, na qual a Nintendo acusa Williams de causar grandes prejuízos à empresa por promover a distribuição ilegal de jogos.

No documento, a Nintendo afirma que as ações de Archbox "prejudicaram substancialmente os negócios e os direitos de propriedade intelectual da NOA (Nintendo of America), bem como os direitos de seus parceiros de desenvolvimento e publicação, além de causar danos a artistas, designers de jogos, programadores e outros profissionais cuja renda depende da venda de produtos oficiais da Nintendo."

A empresa argumenta ainda que o valor de 4,5 milhões de dólares está longe de cobrir o real prejuízo financeiro causado pelas atividades ilegais.

Segundo o processo, essa quantia seria apenas uma fração do que seria necessário para reparar o dano sofrido pela companhia.

James C. Williams é um dos dois alvos principais da ação movida pela Nintendo em julho de 2024. Porém, ele não é o único investigado.

A empresa também solicitou autorização judicial para obter registros de provedores e plataformas como NameCheap, GoDaddy, Tucows, Cloudflare, GitHub, Discord, Google e Reddit.

O objetivo era identificar outras pessoas envolvidas com o subreddit SwitchPirates, onde eram compartilhadas informações e links relacionados à pirataria de jogos do console.

A Nintendo mantém uma postura historicamente rígida contra a pirataria, e essa política ficou ainda mais severa com o lançamento do Nintendo Switch 2.

Em 2024, a empresa encerrou o funcionamento dos emuladores Yuzu e Ryujinx, usado para jogar títulos do Switch em computadores sem a necessidade do console ou da compra de versões oficiais dos jogos.