Microsoft lança DirectX Raytracing 1.2 com melhorias gráficas e mais desempenho

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A Microsoft anunciou uma nova versão do DirectX Raytracing (DXR) 1.2, trazendo melhorias significativas na qualidade gráfica e na performance.

A tecnologia foi apresentada durante a GDC (Game Developers Conference) e chega com suporte para hardwares das principais fabricantes do mercado: NVIDIA, AMD e Intel.

A nova versão do DirectX Raytracing traz duas melhorias importantes: os Opacity Micromaps (OMM) e o Shader Execution Reordering (SER).

Essas tecnologias ajudam a otimizar o processamento dos gráficos, permitindo que os jogos tenham mais detalhes sem comprometer o desempenho.

Os Opacity Micromaps (OMM) melhoram a renderização de superfícies translúcidas e texturas complexas, aumentando a eficiência em até 2,3 vezes em jogos com path tracing.

Essa técnica reduz a carga sobre o processador gráfico (GPU), tornando o processamento mais rápido e eficiente sem perda de qualidade visual.

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Já o Shader Execution Reordering (SER) melhora a organização das tarefas da GPU, agrupando melhor as execuções dos shaders.

O resultado é um aumento de até 2 vezes na velocidade em certos cenários, reduzindo os atrasos na renderização e tornando os jogos mais fluidos.

Essa tecnologia abre caminho para que mais títulos usem o path tracing, uma das formas mais avançadas de iluminação em tempo real.

Em testes apresentados na GDC, o DXR 1.2 mostrou uma melhoria de até 40% na performance em cenas complexas.

Um dos exemplos práticos foi o jogo Alan Wake 2, que demonstrou visuais incrivelmente detalhados e mais realistas graças às novas otimizações.

A Microsoft também confirmou que a NVIDIA já implementou suporte para essas novas tecnologias nos drivers das placas de vídeo GeForce RTX.

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A empresa também está trabalhando com AMD, Intel e Qualcomm para garantir que esses avanços cheguem a um público ainda maior. Outra novidade anunciada foi o suporte para vetores cooperativos no Shader Model 6.9.

Essa funcionalidade permite que os desenvolvedores aproveitem melhor os aceleradores de hardware para operações vetoriais e matriciais, facilitando a integração de renderização neural diretamente no pipeline gráfico.

Compressão de texturas e aprimoramento na qualidade visual

A Microsoft também está apostando na Neural Block Texture Compression, uma nova técnica que reduz drasticamente o uso de memória sem comprometer a qualidade dos gráficos.

Segundo a Intel, essa tecnologia pode acelerar a inferência de modelos de IA em até 10 vezes, permitindo compressão mais eficiente e mantendo um nível visual elevado.

Outro destaque é a combinação do path tracing em tempo real com técnicas de neural supersampling e denoising, resultando em imagens mais realistas e com melhor desempenho.

A NVIDIA, por exemplo, anunciou que seu SDK Neural Shading trará suporte ao DirectX e utilizará vetores cooperativos para aprimorar a qualidade visual sem comprometer o desempenho.

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Atualizações para o Windows WARP e suporte no PIX

Além das novidades no DXR 1.2, a Microsoft também anunciou melhorias no WARP (Windows Advanced Rasterization Platform), um renderizador baseado em CPU para DirectX.

Esse recurso permite rodar aplicações gráficas mesmo em sistemas sem placas de vídeo dedicadas. Agora, o WARP será totalmente compatível com DX12 Ultimate e trará suporte para recursos avançados como ray tracing, mesh shaders e work graphs.

A empresa também confirmou que o DirectX Raytracing 1.2 estará disponível desde o primeiro dia no PIX, ferramenta de depuração e análise de desempenho para Windows. Esses recursos farão parte do Agility SDK, que será lançado em abril de 2025.