Um usuário do fórum ResetEra percebeu que o novo Gaming Copilot AI, da Microsoft, que já vem instalado por padrão em PCs com Windows 11, estava enviando capturas de tela e gravações de tudo o que ele jogava direto para os servidores da Microsoft.
Parece que esses dados estão sendo usados para treinar e melhorar os modelos de IA da empresa. Como a opção vem ativada por padrão, se você não desativar, a Microsoft está usando seu tempo de jogo para treinar a IA.
O TecFoco confirmou que, dentro da Game Bar, em "Configurações → Configurações de Privacidade", a opção para o Gaming Copilot usar seu jogo para "treinamento de modelo com texto" já vem ativada por padrão.
Testando no próprio laptop, também encontramos essa configuração ligada antes de desativá-la. Além disso, há outras opções de treino de IA:
- A IA pode usar conversas de voz durante o jogo para treinamento, embora essa opção não venha ativada por padrão.
- Ela também captura dados de personalização e memória do usuário.
- Se você usar o próprio Gaming Copilot, suas interações com a IA também podem ser registradas.
Para desativar essas opções, siga estes passos:
- Abra a "Game Bar";
- Vá até "Gaming Copilot";
- Clique no ícone de "Configurações" (canto inferior esquerdo);
- Acesse "Configurações de Privacidade".
Lá, você pode desligar tudo ou, se preferir, pode optar conscientemente que o Gaming Copilot continue usando seus jogos para treinamento. A grande diferença é que essa função não é desligada por padrão, então é bom conferir.
Nos últimos meses, a Microsoft não teve boas notícias para os jogadores. O preço dos consoles Xbox Series subiu duas vezes nos EUA em 2025, seguido de aumento no custo dos kits de desenvolvimento de Xbox, o que impacta até mesmo os desenvolvedores de jogos.
O preço do Xbox Game Pass subiu 50%, e programas de desconto e recompensas foram desativados. Além disso, há rumores de uma nova versão do Cloud Gaming que viria com anúncios.
Agora, a empresa também está treinando sua IA com os dados dos seus jogos, provavelmente sem que você saiba de forma explícita.
- Leia também: Microsoft lança atualização no Windows 11 para reduzir uso de RAM no Explorador de Arquivos
Tudo isso reforça um novo padrão que apesar de ser prejudicial para a percepção dos jogadores, essas ações fazem parte da estratégia da Microsoft, que demitiu mais de 9 mil funcionários para focar ainda mais em inteligência artificial.








