A Microsoft começou a testar anúncios no Explorer do Windows 11 esta semana, o novo sistema operacional da empresa foi flagrado por testadores promovendo o serviço Microsoft Editor da empresa.
O anúncio foi visto por Florian Beaubois, um profissional de tecnologia que já ganhou o prêmio Microsoft Most Valuable Professional (Microsoft MVP) da empresa.
Assim como Florian, existem muitos outros pesquisadores de tecnologia que buscam regularmente novos recursos do Windows 11 que a Microsoft ainda esconde do público.
Isso inclui um novo um Gerenciador de Tarefas ou guias para o Explorador de Arquivos, ou até mesmo encontrar anúncios de outros produtos da Microsoft enquanto você navega no sistema.
Florian publicou um exemplo disso em seu Twitter quando viu um anúncio no Windows 11 promovendo o Microsoft Editor enquanto visualizava sua pasta Documentos.
De acordo com o gerente sênior de programas da Microsoft, Brandon LeBlanc, o banner é verdadeiro, mas acrescentou que era "experimental" e que "não se destinava a ser publicado externamente e foi desativado".
Anúncio no Windows 11 era apenas um teste
Pouco depois do anúncio flagrado no Explorador de Arquivos do Windows 11 viralizar, LeBlanc disse em comunicado ao The Verge que a empresa "não queria que ninguém visse isso".
No entanto, ele não disse que a Microsoft nunca executaria anúncios no Windows e considerando o comportamento da empresa em relação ao Edge e outras solicitações para experimentar serviços como o OneDrive e Microsoft 365, tudo indica que ela não tem nenhum problema com este tipo de promoção agressiva.
Os anúncios tem se tornado uma realidade infeliz para os usuários de produtos de grandes empresas de tecnologia, mesmo pagando um valor absurdo por um iPhone, você ainda receberá notificações promocionais do Apple TV+.
Além disso, o usuário também não pode fugir das sugestões para mudar para o Chrome quando estiver usando o Gmail do Google ou ver anúncios em destaque toda vez que tentar comprar um produto na Amazon.
Microsoft pode estar coletando informações dos usuários secretamente
Prompts de anúncio no Windows não parecem nada agradável, já imaginou acessar a pasta de Vídeos e aparecer um banner sugerindo que experimente o Clipchamp?
Isso ainda não aconteceu é claro, mas é um exemplo do que pode acontecer no futuro para os usuários do Windows, apesar do exemplo encontrado por Florian não parecer invasivo.
Além disso, há a questão de que a Microsoft pode estar coletando e usando informações sobre seus arquivos armazenados localmente, isso poderia se tornar um grande problema de privacidade.
Via: The Verge