Microsoft anuncia que está construindo um metaverso dentro do Team e entra na corrida para o desenvolvimento de espaços virtuais para empresas e consumidores.
O anúncio da plataforma Mesh para o Microsoft Teams foi realizado poucos dias depois que o Facebook completou sua transição de nome para Meta.
No entanto, este recurso que combina realidade mista com reuniões de videochamadas onde as pessoas podem participar usando avatares animados, só deve chegar no ano que vem.
Aparentemente, a Microsoft apresenta um forte interesse em competir com a Meta pelo metaverso que pode revolucionar a forma como as pessoas trabalham.
A Microsoft também está realizando experimentos com o Together Mode que usa tecnologia de IA para colocar todos os participantes de uma reunião em um espaço virtual, para tornar as reuniões mais interativas.
Os últimos dois anos de pandemia certamente foram decisivos para as empresas de tecnologia começarem a pensar sobre as pessoas que usam salas virtuais para trabalharem em casa e se adaptar ao trabalho híbrido.
"Fomos atingidos por encontrar o cansaço no mundo virtual", explica Nicole Herskowitz, gerente geral do Microsoft Teams, em uma entrevista ao The Verge.
Segundo Nicole, o cansaço das reuniões levou a Microsoft ao Together Mode, e agora com o Mesh, ela espera que isso ajude ainda mais a reduzir a sobrecarga cognitiva de ter que estar em videochamadas o dia todo.
"Depois de no máximo 30 ou 40 minutos em uma reunião, era muito difícil permanecer engajado e focado", acrescentou.
O Microsoft Teams trará os novos avatares 3D e criará um ambiente de metaverso e não será necessário um fone de ouvido RV para usá-los.
Esses avatares poderão representar pessoas em reuniões 2D e 3D, portanto, você poderá optar por ter uma versão animada de si mesmo se não quiser ligar sua webcam.
Para controlar este ambiente, a Microsoft usará a IA para ouvir sua voz e dar instruções para o seu avatar que responderá com gestos animados.
Essas animações incluem levantar as mãos do seu avatar quando você clicar na opção de levantar a mão ou animar um emoji ao redor do seu avatar.
Os espaços imersivos são realmente onde a Microsoft vê essa integração Mesh como sendo mais útil, particularmente em seus esforços para construir um metaverso para as empresas.
A Microsoft prevê espaços virtuais dentro do Teams onde as pessoas podem interagir e socializar com jogos ou até mesmo usar aplicativos da Microsoft para colaborar em projetos.
Esses ambientes virtuais funcionarão melhor com um fone de ouvido VR ou AR, mas estarão abertos para qualquer pessoa em vários dispositivos graças ao trabalho do avatar animado.
"Acho que o que realmente separa como a Microsoft está abordando o metaverso e nossas próprias experiências é começar com a experiência humana, então a sensação de presença, falar com alguém, fazer contato visual e as reações serão importantes", explica Kelly.
A Microsoft também está trabalhando no suporte para tradução e transcrição, para que você possa se reunir em um espaço virtual do Teams com um colega de trabalho de qualquer lugar do mundo.
A expectativa é que o Microsoft Teams poderá começar a usar esses espaços virtuais e avatares no primeiro semestre de 2022.
"A meta é que, no primeiro semestre do próximo ano, você possa entrar em um espaço imersivo e então poderá colaborar e usar as ferramentas da Microsoft", disse Kelly.
Com esta nova tecnologia integrada ao Teams, as empresas poderão construir seus próprios espaços virtuais, ou metaversos.
Algo que a Accenture, uma empresa multinacional de serviços profissionais com sede na Irlanda, vem experimentando depois de criar seu próprio campus virtual para os funcionários antes da pandemia.
Esse tipo de espaço virtual tem se tornado útil e foi utilizado pela empresa para realizar novas contratações durante a pandemia.
A Meta, nova empresa que administra o Facebook, está trabalhando com conceitos semelhantes aos da Microsoft, liderados pela ideia de um avatar digital que representa uma pessoa em espaços virtuais.
A divisão Reality Labs da Meta tem construído hardware e software de consumo, incluindo o fone de ouvido Quest VR, e apresentou sua própria visão de trabalho remoto usando realidade aumentada e virtual no ano passado.
A Microsoft e a Meta irão claramente competir fortemente na era do metaverso. É uma área na qual a Microsoft passou anos investindo, com seu trabalho HoloLens e sua aquisição da AltspaceVR.
No entanto, a Microsoft e a Meta não estão sozinhas nesta corrida. Muitas empresas começaram a usar plataformas como a Spatial para oferecer espaços virtuais para eventos, reuniões e oportunidades de networking.
Meta tem bilhões de usuários diários no Facebook e Instagram para alavancar suas ambições de metaverso, e a Microsoft tem milhões de usuários Teams diários e integração com o Office.
A disputa pelo metaverso e seus avatares digitais está apenas começando, e o futuro desta tecnologia pode estar mais próximo do que se pensava.
Via: The Verge