A Microsoft anunciou o encerramento definitivo para o suporte ao Windows 7 e 8.1. A partir de agora, esses dois sistemas operacionais não receberão mais atualizações técnicas ou de segurança.
O suporte ao Windows 7 foi encerrado em 14 de janeiro de 2020, mas a Microsoft fornecia um programa estendido de atualizações a algumas empresas e organizações que ainda o usavam.
A empresa cobrava uma taxa nominal por estas atualizações que eram voltadas principalmente para instituições educacionais e grandes corporações que estavam migrando para o Windows 10.
Agora, a Microsoft está abandonando completamente o Windows 7 e 8.1. Os usuários ainda podem continuar usando ambos os sistemas operacionais, mas correrão o risco de serem alvos de novas vulnerabilidades que não serão corrigidas.
Windows 7 resiste ao teste do tempo
O Windows 7 foi lançado em 22 de outubro de 2009 e ainda é usado por mais de 11% dos usuários de computador, de acordo com o statcounter.
Este é o sistema operacional da Microsoft que mais resistiu ao tempo, superando o antigo Windows XP, que possivelmente também ainda estaria vivo se não fosse suas limitações de segurança e problemas de compatibilidade.
Por outro lado, o Windows 8.1 durou pouco, lançado como uma atualização gratuita do Windows 8 em 17 de outubro de 2013, a versão 8.1 tem uma participação de mercado de apenas 3%.
O que acontecerá com quem continuar usando o Windows 7 e 8.1?
Os usuários que continuarem usando os sistemas operacionais descontinuados pela Microsoft, isso inclui o Windows 7, 8.1 e XP, podem se expor a novas ameaças de segurança e enfrentar problemas de incompatibilidades com novos programas.
Além disso, não poderão atualizar para o Windows 10 gratuitamente. Os usuários também podem optar por pular diretamente para o Windows 11 se sua máquina atender aos requisitos mínimos de hardware.
Windows 7 recebe inicialização segura
Antes de abandonar completamente o Windows 7, a Microsoft lançou o suporte de inicialização segura (Secure Boot) para dispositivos compatíveis. Uma camada adicional de segurança que abrirá muitas possibilidades.
O recurso faz parte do pacote de atualizações KB5017361 do Windows 7. No entanto, é preciso tomar cuidado antes de atualizar seu Windows 7, pois este patch apresentou problemas em sistemas UEFI Classe 3 puros.
Via: Microsoft Support