O Microsoft Edge continua crescendo entre os proprietários de PC e ultrapassou a marca de 11% de participação no mercado de navegadores web pela primeira vez desde o seu lançamento em 2015.
De acordo com um relatório publicado pela Statcounter, o Edge aumentou 0,31 pontos na participação de mercado, atingindo um total de 11,17% e mantendo a segunda posição entre os navegadores web mais usados.
No entanto, o navegador da Microsoft cresceu menos que nos últimos dois anos, quando tinha uma participação de aproximadamente 9,52% e crescia cerca de 1,65 pontos ao ano.
Em 2021, o Microsoft Edge se tornou o segundo navegador web mais usado com uma participação de mercado de 10,85%, atrás apenas do Google Chrome, que mantém sua posição de primeiro lugar com 66,13% de participação.
Mas, segundo o relatório da Statcounter para setembro deste ano, o navegador do Google caiu 0,36 pontos, o que não é muita coisa, considerando que há uma diferença de quase 55% de participação de mercado em relação ao Edge.
Na terceira posição dos navegadores mais usados em computadores, está o Apple Safari com uma participação de mercado de 9,62%, um amento de 0,26 pontos em relação ao ano anterior.
Uma observação importante a ser considerada, é que o Safari é um navegador desktop disponível apenas no macOS, o que torna sua posição no ranking dos navegadores mais usados, bastante impressionante.
Em seguida, na quarta posição, está o Mozilla Firefox com 7,1%, um aumento de apenas 0,05 pontos comparado à 2021. O Opera aparece em quinto lugar com 3,3%, registrando uma queda de 0,29 pontos.
Na última posição, está o antigo rei dos navegadores desktop, o Internet Explorer, que apesar de ter sido deixado de lado pela Microsoft, continua com uma participação de aproximadamente 0,77%.
Via: Statcounter