A Microsoft confirmou que não planeja mais lançar o Windows 10X. O sistema deveria chegar junto com os novos dispositivos de tela dupla, com uma interface e recursos mais leves e simplificados.
Ao que parece, o principal motivo é a escassez de recursos que a pandemia causou que fez com que a Microsoft priorizasse o Windows 10X para notebooks de tela única.
Com o fim do Windows 10X, a Microsoft está planejando trazer seus melhores bits para o Windows 10, acabando com o sonho de muitos usuários de um Windows leve. Pelo menos, por enquanto.
"Em vez de lançar um produto chamado Windows 10X no mercado em 2021 como pretendíamos originalmente, estamos aproveitando os aprendizados de nossa jornada até agora e acelerando a integração da tecnologia fundamental 10X em outras partes do Windows e produtos da empresa", confirma John Cable, chefe de manutenção e entrega do Windows.
Parte disso já começou a aparecer na forma de uma nova tecnologia de contêiner de aplicativo, melhor digitação por voz e um teclado de toque modernizado para Windows 10.
A Microsoft pretendia lançar o Windows 10X em 2021 como mais um concorrente do Chrome OS, após anos tentando modernizar o Windows na tentativa de trazer uma versão mais leve ao mercado.
O Windows RT foi lançado pela primeira vez junto com o tablet Surface original em 2012 e, em seguida, o Windows 10 S chegou em 2017. Ambos não conseguiram simplificar o Windows.
Mas, a Microsoft deve trazer alguns recursos promissores do Windows 10X para o Windows 10 em uma próxima grande atualização planejada para outubro.
Nesta atualização, espera-se algumas grandes mudanças visuais na forma de novos ícones do sistema, melhorias no File Explorer e o fim dos ícones da era do Windows 95.
A Microsoft também está se concentrando em alguns recursos e adições importantes, como corrigir o problema de reorganização de aplicativos em vários monitores, adicionar o recurso Xbox Auto HDR e também melhorar o suporte de áudio Bluetooth.
Via: Windows Blog