A Qualcomm já vinha expandindo sua presença no mercado de computadores pessoais desde o lançamento dos processadores Snapdragon X Elite e Snapdragon X Plus no ano passado.
Agora, no Snapdragon Summit, a fabricante de chips trouxe uma novidade ainda mais instigante ao falar de uma possível parceria com o Google para criar um PC rodando Android.
Durante o evento, Cristiano Amon, CEO da Qualcomm, dividiu o palco com Rick Osterloh, vice-presidente sênior de Dispositivos e Serviços do Google.
A conversa girou em torno de um projeto que pode unir as características de um computador tradicional com a versatilidade de um smartphone Android, levantando a hipótese de um sistema híbrido movido pelos processadores Snapdragon.
PC e smartphone em um só sistema
Na apresentação, Osterloh disse que o Google trabalha em um produto que pode trazer o melhor dos dois mundos, trazendo a produtividade de um PC e a mobilidade de um celular.
Ainda não há informações sobre nome ou especificações, mas a base de hardware deve ser o Snapdragon, pois Cristiano Amon reforçou esse ponto:
"No passado, sempre tivemos sistemas muito diferentes entre o que construímos para PCs e o que fazemos para smartphones. Agora, estamos unificando isso. Estamos criando juntos uma base técnica comum para produtos de PCs e sistemas de desktop."
Mesmo sem revelar detalhes, Amon não escondeu o entusiasmo:
"Eu já vi o projeto, e ele é incrível. Realmente entrega a visão de convergência entre mobile e PC. Mal posso esperar para ter um."
Inteligência artificial no centro do projeto
Osterloh aproveitou o momento para lembrar que o Google Gemini, modelo de inteligência artificial da empresa, junto com todo o ecossistema de apps e ferramentas, também pode ser expandido para o universo dos PCs. Segundo ele:
"Essa é mais uma forma de aproveitarmos todo o trabalho que estamos fazendo juntos na nossa pilha de IA. Trazer os modelos Gemini, o assistente, os aplicativos e a comunidade de desenvolvedores para o espaço dos PCs. É mais uma maneira de o Android poder atender a todos em todas as categorias de computação."
Android pode se fundir ao ChromeOS
Tudo ainda está cercado de segredo, mas é evidente que Google e a Qualcomm estão trabalhando em conjunto para acelerar a convergência entre Android e ChromeOS.
O Google já mostrou em versões recentes do Android que a plataforma é capaz de funcionar em modo desktop, com melhor gerenciamento de janelas e suporte a monitores externos.
Além disso, o sistema já está presente em tablets há anos, o que torna natural a expansão para outras plataformas, como notebooks e desktops. Por enquanto, não existe previsão oficial de lançamento desse suposto PC com Android.
Mas o movimento mostra que o Google e a Qualcomm estão determinados a quebrar a barreira entre celular e computador, trazendo um dispositivo único que pode mudar a forma como usamos a tecnologia no dia a dia.