A empresa Meta foi multada pelo Procon-SP em R$ 11 milhões pelo apagão do WhatsApp em outubro deste que deixou quase 160 milhões de usuários sem os serviços da plataforma.
A queda dos serviços do WhatsApp ocorreu depois que todos os serviços da empresa Facebook, que agora se chama Meta, que também inclui as redes sociais Instagram e Facebook, ficaram foram do ar por pelo menos 8 horas.
O incidente ocorreu em 04 de outubro, dois dias depois, o Procon-SP pediu explicações a empresa responsável pelos serviços afirmando que se não houvesse "justificativa de evento fortuito, externo e incontrolável", ela seria multada.
O Procon-SP pede R$ 11 milhões em multa e estima que a interrupção dos serviços afetou mais de 156 mil usuários do WhatsApp, 91 mil do Facebook e 90 mil do Instagram.
Em resposta, a Meta disse que irá recorrer da decisão e que apresentará uma defesa para prestar esclarecimentos do ocorrido ao órgão de proteção e defesa do consumidor de São Paulo.
Na época, a empresa atribuiu a queda do WhatsApp, Instagra e Facebook a uma falha de configuração nos serviços de DNS que coordenam o tráfego de informações a sua base de dados.
Vários especialistas em tecnologia e segurança da informação já comentaram sobre o caso reafirmando que essa teria sido a causa mais plausível dos sistemas do Facebook terem saído do ar.
Por fim, a Meta garantiu em comunicado em seu site oficial que "não tem evidências de que os dados dos usuários tenham sido comprometidos".