A Meta, empresa de propriedade de Mark Zuckerberg e controladora do Facebook, anunciou que está trabalhando no desenvolvimento de uma nova rede social para competir com o Twitter.
Durante uma reunião com todos os funcionários, um dos principais executivos da Meta apresentou uma prévia do próximo concorrente direto do Twitter, que foi divulgada pelo The Verge.
O novo aplicativo autônomo será baseado no Instagram e integrado ao ActivityPub, um protocolo de mídia social descentralizado.
Isso significa que os usuários do novo aplicativo poderão levar suas contas e seguidores para outras plataformas que suportam o ActivityPub, como o Mastodon.
Durante a reunião, Chris Cox, diretor de produtos da Meta, se referiu ao novo aplicativo como "nossa resposta ao Twitter". O aplicativo utilizará o sistema de contas do Instagram para preencher automaticamente as informações do usuário.
Internamente, o projeto é chamado de "Project 92" e pode ser chamado de Threads quando for lançado, conforme documentos internos também divulgados pelo The Verge.

Durante a apresentação, Cox mencionou que a Meta ouviu criadores e figuras públicas interessados em uma plataforma que seja confiável e administrada de forma responsável.
Ele também lançou algumas indiretas sobre a maneira como Elon Musk está lidando com o Twitter, recebendo aplausos da plateia.
Cox destacou que o objetivo da empresa é oferecer segurança, facilidade de uso e confiabilidade no novo aplicativo, proporcionando aos criadores um ambiente estável para construir e expandir seu público.
Cox revelou que a Meta já conversou com algumas celebridades para usar o aplicativo, como DJ Slime, e está em negociações com outras personalidades conhecidas, incluindo Oprah e o Dalai Lama.
Por fim, ele informou que a codificação do aplicativo começou em janeiro e que a Meta planeja disponibilizá-lo para o público geral o mais breve possível, mas sem informa uma data específica.
Via: The Verge