Mesmo com RTX 5080, MindsEye precisa de DLSS para rodar bem

Imagem de: Mesmo com RTX 5080, MindsEye precisa de DLSS para rodar bem

O recém-lançado MindsEye, desenvolvido pelo estúdio Build a Rocket Boy, já está chamando atenção — mas não só pelos gráficos.

O game, feito com a poderosa Unreal Engine 5, é tão exigente que nem mesmo uma placa de vídeo de última geração como a NVIDIA RTX 5080 consegue manter o jogo rodando a 60 FPS em resolução 4K sem ajuda de tecnologias como o DLSS e Frame Generation da NVIDIA.

Esse título, que chegou para PC, PlayStation 5, Xbox Series X e S, tem sido comparado a outros jogos pesados que "moem" o desempenho do computador. Um vídeo recente do canal MxBenchmarkPC mostrou como o jogo se comporta em duas resoluções: 1440p e 4K.

O resultado? Sem usar as ferramentas que melhoram o desempenho da placa de vídeo, o jogo praticamente trava em 4K, mesmo na RTX 5080, uma das GPUs mais potentes disponíveis no mercado.

Para entender por que MindsEye é tão pesado, a Unreal Engine 5 é conhecida por criar gráficos incríveis, com detalhes super realistas, iluminação avançada e cenários ricos. Mas tudo isso exige muito do hardware.

O jogo só chega perto dos tão sonhados 60 FPS em 4K se estiver com o DLSS no modo Qualidade e com o recurso Frame Generation ativado.

Mesmo assim, para ter uma experiência fluida de verdade, é necessário ativar o Multi Frame Generation, algo que nem todos os gamers sabem como usar. Na resolução 1440p, o desempenho melhora um pouco, mas ainda está longe do ideal.

Isso mostra que, no momento, apenas a RTX 5090 — considerada uma "monstra" das placas de vídeo — consegue rodar MindsEye com tranquilidade e com os gráficos no máximo.

Infelizmente, esse tipo de problema não novidade. Antes mesmo do lançamento, o jogo já dava sinais de que viria com desafios.

Dois dos principais executivos da Build a Rocket Boy deixaram a empresa pouco antes da estreia, e quem teve acesso antecipado ao game já relatava vários bugs e falhas. Mesmo com um patch de atualização no dia do lançamento, os problemas foram apenas parcialmente resolvidos.

Para quem quer jogar MindsEye com o máximo de qualidade visual sem abrir mão da performance, é quase obrigatório usar o NVIDIA DLSS — uma tecnologia que melhora o desempenho ao gerar imagens com inteligência artificial — e ativar o Frame Generation, que "cria" quadros extras para deixar a jogabilidade mais suave.

Mas, mesmo com isso, se você não tiver uma GPU super potente, como a RTX 5090, o jogo pode ainda apresentar travamentos ou quedas de desempenho.

Ou seja, quem tem uma placa de vídeo mais antiga ou intermediária, pode precisar ajustar bastante as configurações gráficas para aproveitar o jogo de forma mais fluida.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.