O recém-lançado MindsEye, desenvolvido pelo estúdio Build a Rocket Boy, já está chamando atenção — mas não só pelos gráficos.
O game, feito com a poderosa Unreal Engine 5, é tão exigente que nem mesmo uma placa de vídeo de última geração como a NVIDIA RTX 5080 consegue manter o jogo rodando a 60 FPS em resolução 4K sem ajuda de tecnologias como o DLSS e Frame Generation da NVIDIA.
Esse título, que chegou para PC, PlayStation 5, Xbox Series X e S, tem sido comparado a outros jogos pesados que "moem" o desempenho do computador. Um vídeo recente do canal MxBenchmarkPC mostrou como o jogo se comporta em duas resoluções: 1440p e 4K.
O resultado? Sem usar as ferramentas que melhoram o desempenho da placa de vídeo, o jogo praticamente trava em 4K, mesmo na RTX 5080, uma das GPUs mais potentes disponíveis no mercado.
- Leia também: MindsEye para PC tem requisitos de sistema revelados
Para entender por que MindsEye é tão pesado, a Unreal Engine 5 é conhecida por criar gráficos incríveis, com detalhes super realistas, iluminação avançada e cenários ricos. Mas tudo isso exige muito do hardware.
O jogo só chega perto dos tão sonhados 60 FPS em 4K se estiver com o DLSS no modo Qualidade e com o recurso Frame Generation ativado.
Mesmo assim, para ter uma experiência fluida de verdade, é necessário ativar o Multi Frame Generation, algo que nem todos os gamers sabem como usar. Na resolução 1440p, o desempenho melhora um pouco, mas ainda está longe do ideal.
Isso mostra que, no momento, apenas a RTX 5090 — considerada uma "monstra" das placas de vídeo — consegue rodar MindsEye com tranquilidade e com os gráficos no máximo.
- Leia também: MindsEye tem lançamento confirmado para junho
Infelizmente, esse tipo de problema não novidade. Antes mesmo do lançamento, o jogo já dava sinais de que viria com desafios.
Dois dos principais executivos da Build a Rocket Boy deixaram a empresa pouco antes da estreia, e quem teve acesso antecipado ao game já relatava vários bugs e falhas. Mesmo com um patch de atualização no dia do lançamento, os problemas foram apenas parcialmente resolvidos.
Para quem quer jogar MindsEye com o máximo de qualidade visual sem abrir mão da performance, é quase obrigatório usar o NVIDIA DLSS — uma tecnologia que melhora o desempenho ao gerar imagens com inteligência artificial — e ativar o Frame Generation, que "cria" quadros extras para deixar a jogabilidade mais suave.
Mas, mesmo com isso, se você não tiver uma GPU super potente, como a RTX 5090, o jogo pode ainda apresentar travamentos ou quedas de desempenho.
- Leia também: Hideo Kojima comenta uso de IA generativa e diz ter mais interesse em sistemas de controle do que em visuais
Ou seja, quem tem uma placa de vídeo mais antiga ou intermediária, pode precisar ajustar bastante as configurações gráficas para aproveitar o jogo de forma mais fluida.






