A MediaTek anunciou a finalização do design de seu próximo chip top de linha (SoC – System on Chip) utilizando a tecnologia de 2 nanômetros (2nm) da TSMC.
A previsão é que ele entre em produção em massa e esteja disponível para o mercado até o final de 2026, o que coloca a MediaTek entre as primeiras empresas a adotar o processo de 2nm da TSMC.
Essa tecnologia usa transistores em formato de nanosheet, que melhoram o desempenho do chip, aumentam a eficiência energética e garantem maior aproveitamento da produção. Em termos simples, isso traz chips menores, mais rápidos e menor consumo de energia.
Comparado ao processo N3E que a TSMC já usava, a tecnologia de 2nm aumenta a densidade lógica em 20%, eleva o desempenho em até 18% no mesmo consumo de energia e reduz o consumo em até 36% mantendo a mesma velocidade.
Isso representa um enorme salto para qualquer dispositivo que use esse chip, desde smartphones até computadores, carros e data centers. Nas palavras de Guanzhou Chen, gerente geral da MediaTek:
"O desenvolvimento deste chip com a tecnologia de 2nm da TSMC mostra nossa capacidade de aplicar processos avançados de semicondutores em soluções variadas. Nossa colaboração de longo prazo com a TSMC garante que os produtos top de linha da MediaTek alcancem o máximo desempenho e a melhor eficiência energética, oferecendo soluções de ponta aos clientes em todo o mundo."
A parceria entre a MediaTek e a TSMC já é sólida e tem entregado resultados consistentes em chips de alto desempenho há alguns anos.
A empresa ainda disse para qual segmento específico este novo chip será direcionado, mas o termo "top de linha" sugere que pode haver uma conexão com a NVIDIA, já que as duas companhias colaboraram no Superchip GB10 "Grace Blackwell".
Especula-se que MediaTek e NVIDIA estejam aguardando o momento ideal para lançar sua solução de SoC voltada para o segmento de "AI PCs". Com o poder da tecnologia de 2nm da TSMC, esse pode ser o passo certo para um lançamento de grande impacto em 2026.
Além disso, outras empresas como a AMD também estão de olho nessa tecnologia de 2nm para seus processadores Zen 6, o que mostra que a indústria de semicondutores está entrando numa nova fase de miniaturização e eficiência.
Mais novidades sobre este chip devem surgir no próximo ano, possivelmente durante a Computex 2026 ou eventos da NVIDIA, como a GTC.
Até lá, vamos acompanhar as evoluções dessa tecnologia que promete transformar dispositivos de consumo, corporativos e de inteligência artificial.