À medida que avançamos para a era moderna dos jogos de PC, uma mudança significativa está ocorrendo no que diz respeito aos requisitos de armazenamento.
Os tradicionais discos rígidos (HDDs) estão gradualmente sendo substituídos pelos SSDs como a especificação mínima para jogos de PC.
Essa transição reflete não apenas o avanço tecnológico, mas também a busca por uma experiência de jogo aprimorada, carregamentos mais rápidos e um desempenho geral superior.
Recentemente, durante o Xbox Games Showcase, a Microsoft anunciou o tão aguardado Starfield, o primeiro novo IP da Bethesda em 25 anos.
Surpreendentemente, foi revelado que o jogo exigirá um espaço de armazenamento de 125 GB em SSD quando for lançado em 6 de setembro. Essa não é apenas uma recomendação, mas uma especificação mínima para jogar Starfield em um PC.
A CD Projekt Red também anunciou que está elevando as especificações mínimas para Cyberpunk 2077, exigindo um SSD e, gradualmente, deixando de oferecer suporte a HDDs.
Essa mudança está relacionada à próxima expansão Phantom Liberty, que não será lançada nos consoles Xbox One e PS4 mais antigos, o jogo base para PC em breve será atualizado para requerer, no mínimo, um SSD.
"Uma das mudanças inclui a opção de parar de oferecer suporte a HDDs nos requisitos mínimos os SSDs oferecem tempos de carregamento mais rápidos, streaming aprimorado e melhor desempenho geral em comparação com os HDDs", explicou a CD Projekt Red em uma postagem no blog.
No entanto, os jogos ainda poderão ser executados em HDDs, mas a CD Projekt Red disse que deixará de fornecer suporte ativo e de testar o jogo nesses dispositivos.
Isso significa que os próximos releases de jogos da empresa podem apresentar problemas de desempenho ou bugs para os jogadores que optarem por continuar usando HDDs.
À medida que os desenvolvedores de jogos deixam para trás a geração de consoles Xbox One e PS4 e exploram os limites do Xbox Series S/X e PS5, é inevitável que mais jogos de PC exijam SSDs como requisito mínimo.
Essa mudança é influenciada pelo fato de que tanto o Xbox One quanto o PS4 eram fornecidos com HDDs e os consoles sempre tiveram um impacto significativo no desenvolvimento de jogos multiplataforma.
Com todos os consoles atuais adotando a tecnologia SSD, estamos prestes a testemunhar o potencial completo dessa tecnologia de carregamento rápido.
Os desenvolvedores estão prontos para deixar os HDDs no passado e explorar mais os SSDs. Além disso, mais jogos devem adotar o DirectStorage, uma tecnologia que otimiza o desempenho dos jogos ao trabalhar em conjunto com os SSDs.
Essa transição ocorrerá gradualmente, e apesar disso, é improvável que os jogos deixem de ser compatíveis com HDDs no curto prazo. No entanto, é inegável que a próxima era dos jogos de PC está chegando.
Se você ainda utiliza os tradicionais discos giratórios, aproveite enquanto pode, pois o mundo dos jogos está se preparando para abraçar a velocidade e o silêncio proporcionados pelos SSDs.
Via: The Verge