A Apple apresentou o iPhone 16 Pro e o iPhone 16 Pro Max como dispositivos de ponta para jogos mobile, graças ao novo chip A18 Pro.
Com uma GPU de 6 núcleos, essa nova geração trouxe uma performance superior ao A17 Pro, incluindo suporte ao ray tracing acelerado por hardware, com até 200% de velocidade a mais.
Mas será mesmo que isso entrega uma experiência de jogos AAA com desempenho de ponta? Bom, a realidade não é tão simples.
De acordo com um teste recente, apesar do A18 Pro poder rodar jogos como Alien: Isolation diretamente no aparelho, a performance ainda fica abaixo do que se esperaria ao compará-la com consoles ou PCs.
Mesmo com o jogo tendo sido lançado há cerca de 10 anos, ele não consegue passar dos 30 FPS (quadros por segundo) quando rodado na resolução nativa no iPhone 16 Pro Max.
Isso desapontou muitos usuários que esperavam que o novo processador da Apple atinjisse taxas de quadros mais altas, principalmente em jogos mais antigos.
Ao diminuir a resolução, a taxa de quadros de Alien: Isolation no iPhone 16 Pro Max salta para 60 FPS estáveis, o que não é ruim.
Isso é um grande feito, considerando que esse é um chip para smartphones rodando um jogo originalmente feito para consoles e PCs.
Ainda assim, há quem diga que isso não é tão impressionante, já que se trata de um título de uma década atrás e que ainda está limitado a 30 FPS em uma configuração de resolução mais alta.
O canal MrMacRightPlus no YouTube testou o jogo no iPhone 16 Pro Max para verificar seu desempenho no hardware mais recente da Apple.
No vídeo, o YouTuber explicou que o jogo está disponível gratuitamente na App Store para as duas primeiras missões, mas não há muitas opções de customização de vídeo.
A única escolha disponível é entre duas predefinições de gráficos: uma que prioriza a fidelidade visual, rodando a 2.796x1.290 pixels com 30 FPS, e outra que prioriza o desempenho, com resolução de 2.097x967 e o jogo travado a 60 FPS.
Aquecimento do dispositivo durante o jogo
No teste de desempenho, o iPhone 16 Pro Max aqueceu muito, atingindo 49,7°C na parte externa durante o gameplay, revelando que não é uma boa ideia usar o aparelho para jogar por longos períodos.
Outro ponto observado foi a ausência de suporte para tecnologias de upscaling, como MetalFX, que poderiam melhorar o desempenho sem comprometer tanto a qualidade gráfica.
Essa falta de upscaling pode ser explicada pelo fato de que quando o Alien: Isolation foi lançado, em 2014, tecnologias como DLSS (NVIDIA) e FSR (AMD) ainda não existiam.
Mesmo assim, seria interessante ver a Apple implementando esse tipo de recurso em jogos mais antigos, otimizando o desempenho.
Para quem tem um iPhone 16 Pro ou 16 Pro Max e deseja experimentar Alien: Isolation, uma dica para melhorar a jogabilidade é usar o controle Backbone One, que transforma seu smartphone em um verdadeiro console portátil.
Ele está disponível na Amazon por R$ 744 e pode fazer uma grande diferença em termos de conforto e controle, principalmente em jogos como esse, que exigem precisão e agilidade.