A Intel, em colaboração com a JEDEC, organização padrão para a indústria de eletrônicos, confirmou a capacidade da memória DDR5-8800 para os servidores de próxima geração, como os CPUs Xeon 6 "Granite Rapids" com até 128 núcleos.
Há alguns dias, a JEDEC publicou seu novo padrão JESD79-5C DDR5 SDRAM, que se concentra principalmente em elevar o desempenho e os recursos de segurança das plataformas de servidor de próxima geração.
Os principais destaques do padrão incluem:
- Expansão da definição de parâmetros de tempo de 6800 Mbps para uma velocidade impressionante de 8800 Mbps.
- Inclusão de tempos de núcleo DRAM e tempos AC Tx/Rx estendidos até 8800 Mbps.
- Introdução do Self-Refresh Exit Clock Sync para otimização do treinamento de I/O.
- Incorporação de tempos DDP (Dual-Die Package).
- Descontinuação do PASR (Partial Array Self Refresh) para resolver preocupações de segurança.
A JEDEC apontou que este novo padrão será usado apenas em servidores de alta performance de próxima geração que alimentarão cargas de trabalho de IA e aprendizado de máquina.
No entanto, a Intel confirmou o uso da memória DDR5-8800 em sua plataforma de CPU Granite Rapids "Xeon 6", que será lançada ainda este ano.
A revelação veio dos recentes benchmarks Meta Llama 3 da Intel, nos quais a empresa testou sua CPU Granite Rapids "Xeon 6".
As informações sobre o SKU não foram mencionadas, mas s notas de rodapé mencionam que o chip possui 120 P-Cores baseados na arquitetura de núcleo Redwood Cove e 240 threads (HT On).
A plataforma era uma configuração 2S, então podemos esperar que haja dois chips de 120 núcleos com um total de 240 núcleos e 480 threads.
Com base no vazamento de especificações mais recente, podemos apontar este SKU como sendo o Xeon 6 6979P, que é um SKU Granite Rapids-AP de 500W que será compatível com o soquete LGA 7592 e oferecerá 12 canais de memória.
A plataforma estava rodando com 1.5 TB de memória DDR5 (24 x 64 GB) e clock de 8800 MT/s, que é a primeira confirmação oficial do uso de tal memória de alta velocidade para servidores.
As velocidades DDR5-8800 para a memória sozinha serão uma grande atualização em comparação com as velocidades DDR5-4800 que a 4ª geração Xeon "Sapphire Rapids" e as velocidades DDR5-5600 que a 5ª geração Xeon "Emerald Rapids" suportam.
Se o IMC para os SKUs Xeon do servidor for tão bom, podemos esperar que o mesmo silício seja ainda melhor para plataformas centradas no consumidor, como os próximos CPUs de desktop Arrow Lake-S, que usarão a mesma arquitetura de núcleo Redwood Cove.