Imagens da nova GPU Arc Alchemist da Intel vazam na internet

Imagem de: Imagens da nova GPU Arc Alchemist da Intel vazam na internet

A Intel anunciou sua próxima placa de vídeo Intel Arc de alto desempenho em agosto deste ano com lançamento previsto apenas para o primeiro trimestre de 2022.

No entanto, as primeiras imagens da GPU Arc Alchemist já vazaram na internet com amostras da engenharia utilizada e as supostas especificações.

As fotos foram vazadas no site Videocardz e logo começou a circular em canais de tecnologia no YouTube, elas parecem muito reveladoras.

Nestas primeiras imagens podemos ver a diferença no layout PCB em comparação com a amostra de engenharia, confirmando que esta é uma versão mais recente do modelo baseado em DG2-512EU.

Ao contrário da amostra de engenharia vazada anteriormente, esta placa apresenta um PCB preto com cobertura prateada, uma atualização visível do PCB verde e cobertura preta como visto no modelo anterior.

Não houve nenhuma mudança na entrada de alimentação, porém, parece que o modelo de desktop principal exigirá apenas conectores de alimentação de 8 e 6 pinos (TDP estimado em 225W).

Com a introdução do padrão PCI-Express 5.0, os fabricantes de fontes de alimentação e placas de vídeo usarão um novo conector de alimentação Gen5.

Ainda não se sabe se a Intel tem planos de introduzir este conector nas GPUs Arc Alchemist. O modelo 512EU está equipado com 4096 unidades de sombreamento FP32 e memória GDDR6 de até 16 GB.

Esta placa foi configurada para competir com placas de vídeo NVIDIA RTX 3070 e AMD Radeon RX 6700, alguns analistas colocaram o desempenho da Alchemist ainda mais alto que estes concorrentes.

Além disso, foram compartilhadas renderizações da variante mais lenta com GPU DG2-128EU. Embora essas não sejam fotos oficiais, o YouTuber Moore's Law Is Dead afirma ter visto a placa de vídeo.

Espera-se que o modelo Arc Alchemist DG2-128EU tenha 1024 unidades de sombreamento FP32 e até 8 GB de memória GDDR6.

Além disso, esta placa de vídeo deve apresentar um TDP de cerca de 75W, o que a torna uma alternativa interessante as GPUs NVIDIA Turing GTX ou AMD RDNA1.

Segundo a Intel, este modelo Arc da Intel foi projetada para competir com as placas de vídeo da NVIDIA GeForce e AMD Radeon, ela irá abranger várias gerações de hardware.

Sua primeira geração, será baseada na microarquitetura Xe HPG de codinome Alchemist que antes era conhecida como DG2.

A Intel também revelou os codinomes das futuras gerações que serão fabricadas com a marca Arc: Battlemage, Celestial e Druid.

A placa mostrada acima é um modelo DG2-512EU de última geração, que tem um novo layout PCB preto e uma cobertura prateada com um par de ventoinhas, cada uma com nove pás.

Esta nova placa tem 512 unidades de execução (EUs), 16 GB de memória GDDR6, 4096 unidades de sombreamento FP32, 225W TDP e um único conector de alimentação PCIe de 8 e 6 pinos.

Por outro lado, o modelo de GPU DG2-128EU básico terá 128 EUs, 8GB de memória GDDR6, 1024 unidades de sombreamento FP32, 75W TDP e não precisará de uma fonte de alimentação externa.

As GPUs Arc Alchemist estão programadas para serem lançadas no primeiro trimestre de 2022. Mas, alguns rumores sugerem que elas podem sair um pouco mais cedo.

Via: YouTube