A Huawei vem enfrentando problemas desde que o governo norte americano sinalizou que algumas gigantes das telecomunicações chinesas representam ameaças a Segurança Nacional.
Consequentemente, a Huawei foi proibida de usar os serviços do Google, incluindo o Android em seus smartphones.
As mudanças do governo dos EUA causou algumas altas e baixas entre os principais fabricantes de smartphones.
Com a proibição de usar os serviços do Google muitas fabricantes de smartphones chinesas tiveram que se virar, como resultado, a Huawei decidiu promover seus produtos com descontos massivos.
Além disso, a data de lançamento do HarmonyOS 2.0 está prevista para 10 de setembro deste ano, na Conferência Anual da Huawei.
A empresa chinesa deve estar pronta para fazer um retorno em breve com seu próprio sistema operacional para smartphones.
A Huawei prometeu em 2019 que em 2 anos faria seu próprio sistema operacional para competir com o iOS. Felizmente, tudo ocorreu como o previsto e o sistema operacional chamado "HarmonyOS" já está sendo oferecido nas smart TVs da empresa.
De acordo com rumores recentes, há informações de que o novo HarmonyOS está sendo preparado para os principais smartphones da Huawei.
A lista de smartphones que podem receber o novo sistema inclui P40 Pro, Mate 20 pro, no qual a atualização pode chegar já em setembro em versão Beta.
O HarmonyOS é uma resposta da Huawei ao Android do Google, após a proibição das autoridades federais dos Estados Unidos.
O sistema operacional foi feito do zero, baseado em kernel, o que lhe proporciona uma melhor otimização e eficiência semelhante a do iOS.
Além disso, é apresentado como um substituto completo do ecossistema Android, portanto compatível com TVs, Wearables, PC's, automóveis e smartphones.
Outro detalhe interessante é que os usuários podem receber um sistema operacional compatível com Android e iOS.
O duopólio de sistemas para smartphones pode trazer uma reviravolta interessante para a indústria de smartphones. E você o que acha sobre isso?