Huawei acelera o desenvolvimento de seu novo chip Kirin carro-chefe

Imagem de: Huawei acelera o desenvolvimento de seu novo chip Kirin carro-chefe

A Huawei está acelerando o desenvolvimento de seu novo chipset Kirin de alto desempenho. Este novo SoC (System on a Chip) tem sido mencionado em rumores que circulam em torno da próxima série P70 da Huawei.

O chipset Kirin 9000S, encontrado na família Mate 60, é um produto da colaboração entre a Huawei e a SMIC (Semiconductor Manufacturing International Corporation) e foi produzido em massa no processo de 7nm.

No entanto, para manter a competitividade com outras marcas, a Huawei eventualmente migrará para o nó de 5nm para seus futuros SoCs Kirin.

Ainda não há detalhes específicos sobre este novo chip, mas o informante Digital Chat Station Weibo mencionou que este silício sem nome está "acelerando".

Isso pode indicar que a Huawei está acelerando o trabalho de desenvolvimento em seu novo chip Kirin carro-chefe. Um rumor anterior sugere que os próximos modelos P70 usarão o Kirin 9010 da Huawei.

Considerando que seu nome tem poucas modificações em comparação com o Kirin 9000S, o novo chip pode ser uma versão alterada deste último, com pequenas variações feitas nas velocidades de clock da CPU e GPU.

A SMIC planeja implantar linhas comerciais para começar a produção em massa de wafers de 5nm, mas isso acontecerá mais tarde neste ano. Isso sugere que a linha P70 apresentará um chipset de 7nm como o Mate 60 do ano passado.

Talvez a maior atualização do chip chegue quando a série Mate 70 for lançada no quarto trimestre, já que a nova linha pode ostentar o primeiro chipset de 5nm da Huawei.

Alguns rumores indicam que este SoC sem nome será tão rápido quanto o Snapdragon 8 Plus Gen 1 da geração anterior da Qualcomm, colocando-o várias gerações atrás da concorrência.

No entanto, contanto que seja mais rápido que o Kirin 9000S, ele atrairá a atenção necessária. O informante não divulgou nenhuma outra informação importante, mas podemos ver mais detalhes em breve.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.