A Huawei está acelerando o desenvolvimento de seu novo chipset Kirin de alto desempenho. Este novo SoC (System on a Chip) tem sido mencionado em rumores que circulam em torno da próxima série P70 da Huawei.
O chipset Kirin 9000S, encontrado na família Mate 60, é um produto da colaboração entre a Huawei e a SMIC (Semiconductor Manufacturing International Corporation) e foi produzido em massa no processo de 7nm.
No entanto, para manter a competitividade com outras marcas, a Huawei eventualmente migrará para o nó de 5nm para seus futuros SoCs Kirin.
Ainda não há detalhes específicos sobre este novo chip, mas o informante Digital Chat Station Weibo mencionou que este silício sem nome está "acelerando".
Isso pode indicar que a Huawei está acelerando o trabalho de desenvolvimento em seu novo chip Kirin carro-chefe. Um rumor anterior sugere que os próximos modelos P70 usarão o Kirin 9010 da Huawei.
Considerando que seu nome tem poucas modificações em comparação com o Kirin 9000S, o novo chip pode ser uma versão alterada deste último, com pequenas variações feitas nas velocidades de clock da CPU e GPU.
A SMIC planeja implantar linhas comerciais para começar a produção em massa de wafers de 5nm, mas isso acontecerá mais tarde neste ano. Isso sugere que a linha P70 apresentará um chipset de 7nm como o Mate 60 do ano passado.
Talvez a maior atualização do chip chegue quando a série Mate 70 for lançada no quarto trimestre, já que a nova linha pode ostentar o primeiro chipset de 5nm da Huawei.
Alguns rumores indicam que este SoC sem nome será tão rápido quanto o Snapdragon 8 Plus Gen 1 da geração anterior da Qualcomm, colocando-o várias gerações atrás da concorrência.
No entanto, contanto que seja mais rápido que o Kirin 9000S, ele atrairá a atenção necessária. O informante não divulgou nenhuma outra informação importante, mas podemos ver mais detalhes em breve.