Os jogos receberam um grande aumento na atenção a partir de 2020 e estão chegando a novos públicos da cultura tradicional.
Em termos de vendas e lucros, os jogos estão no topo há muitos anos, mas a batalha pelo reconhecimento como forma de arte tem sido um pouco lenta.
Mas, a boa notícia é que o meio dos jogos já estão começando a receber o tratamento e atenção crítica semelhante à do cinema, TV e literatura.
Isso se tornou ainda mais nítido durante a premiação Hugo Awards 2021 da Convenção Mundial de Ficção Científica (Worldcon) que aconteceu no Discon III em Washington no último fim de semana.
O prêmio anual Hugo Awards geralmente se concentra em obras de ficção científica e fantasia, mas nos últimos anos os prêmios se expandiram gradualmente e novas categorias foram adicionadas.
Em 2021, um novo prêmio único para jogos foi adicionado na categoria "Melhor Videogame", criada com as regras da Discon III e teve como primeiro ganhador o jogo Hades da SuperGiant Games.
Hades é um jogo de RPG e ação que foi um sucesso comercial e crítico nas plataformas do Nintendo Switch e Computador em 2020.
O jogo da SuperGiant concorreu com outros cinco grandes títulos lançados em 2020: Final Fantasy 7 Remake, The Last of Us: Parte 2, Spiritfarer, Animal Crossing: New Horizons e Blaseball.
Segundo a DisCon III, que organizou a categoria de "Melhor Videogame" especialmente para o Hugo Awards 2021, ela pode se tornar uma categorial anual fixa que premia jogos.
No entanto, o comitê está considerando os nomes "Melhor Videogame" ou "Experiência Interativa" para o próximo ano. Após saber do prêmio, o diretor criativo da SuperGiant, Greg Kasavin, compartilhou uma mensagem no Twitter.
https://twitter.com/kasavin/status/1472409078680879106
"Gostaria de ter participado do #HugoAwards pessoalmente. Não fui capaz de fazer um discurso de aceitação lá em nome da equipe, embora tenha algumas palavras aqui. Agradeço que os prêmios sejam um reconhecimento ao trabalho nesta categoria, muito menos ao trabalho que realizamos!", diz a mensagem.
Via: Nintendo Life