Hackers estão infectando PCs com malware por meio de jogos piratas para minerar criptomoedas

Imagem de: Hackers estão infectando PCs com malware por meio de jogos piratas para minerar criptomoedas

Um relatório de segurança da empresa Avast, indica que criminosos cibernéticos infectaram 222.000 PCs com malware de cryptojacking usando jogos crakeados, incluindo Grand Theft Auto V (GTA V), Far Cry 5, NBA 2K19, Jurassic World Evolution e The Sims 4.

A mineração de criptomoedas é uma atividade que consome muita energia e processamento desgastando a máquina em um ritmo muito acelerado.

Isso significa que as vítimas do golpe podem em breve precisar substituir seus computadores se não perceberem a ação do malware.

Quando um destes jogos crakeados são instalados, um malware chamado "Crackonosh" instala um software de criptomineração no dispositivo da vitima.

O Crackonosh age substituindo arquivos críticos do sistema do Windows e abusando do modo de segurança para prejudicar as defesas do sistema.

Diagrama de instalação Crackonosh
Diagrama de instalação Crackonosh

Além disso, ele é capaz de evitar a detecção desativando o antivírus, as atualizações do sistema operacional e usando outras técnicas de anti-análise, tornando a descoberta e a remoção muito difíceis.

Atualmente, foram encontrados 220.000 download de jogos infectados com o malware. Mas, de acordo com os pesquisadores do Avast, o Crackonosh existe desde 2018.

De acordo com o relatório, o Crackonosh foi encontrado em mais de 12 países, incluindo:

  • Estados Unidos: 11.856 vítimas
  • Reino Unido: 8.946 vítimas
  • Brasil: 16.584 vítimas
  • Filipinas: 18.448 vítimas
  • Índia: 13.779 vítimas
  • Polônia: 12.727 vítimas
Acessos do Crackonosh
Número de acessos do Crackonosh desde dezembro de 2020

Estes são apenas dispositivos infectados com o software antivírus Avast instalado, o que significa que o número real pode ser muito maior. Segundo o relatório, cerca de 800 dispositivos estão sendo infectados todos os dias.

Este é o segundo exemplo neste mês de malware sendo espalhado em jogos gratuitos. Um outro relatório revelou que milhões de PCs foram infectados por jogos piratas.

O trojan espalhado roubou dados e até mesmo sequestrou webcams para fotografar os usuários enquanto usavam seu dispositivo.

Como saber se você foi infectado pelo criptojack?

Como acontece com todo o criptojack, os usuários geralmente só descobrem que algo está errado quando o sistema fica lento, os componentes se desgastam rapidamente e as contas de eletricidade disparam.

Depois que uma máquina é infectado por este tipo de malware, o recomendado é formatar a máquina imediatamente para preservar o hardware e elimina-lo completamente do sistema.

Via: Tech Spot Interestingengineering