GTA VI pode ter sistema de criação de conteúdo no estilo Fortnite e Roblox

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Um novo relatório indica que a Rockstar Games está trabalhando em um sistema de criação de conteúdo para GTA VI, com isso os jogadores poderão personalizar o jogo de forma semelhante ao que já acontece em Fortnite e Roblox.

Segundo informações do site DigiDay, a empresa tem mantido contato com criadores de conteúdo desses jogos, além de membros da comunidade GTA, para discutir a implementação de ferramentas voltadas para modificações e experiências personalizadas dentro do jogo.

A ideia seria permitir que jogadores e desenvolvedores independentes criassem novos modos e cenários dentro do GTA VI, ampliando as possibilidades do jogo.

Porém, ainda não há informações concretas sobre como a Rockstar planeja monetizar esse sistema ou se os criadores serão remunerados por suas contribuições, como acontece em outras plataformas que incentivam esse tipo de conteúdo.

Nos últimos anos, a empresa já demonstrou interesse nessa abordagem. Um dos passos mais relevantes foi a aquisição da Cfx.re, equipe responsável pelo FiveM, um dos mods de GTA mais famosos para servidores personalizados e roleplay.

Especialistas da indústria acreditam que essa estratégia pode levar o GTA VI a um novo nível. Pete Basgen, líder global de games e e-sports da WPP Wavemaker, afirmou ao DigiDay que a compra do FiveM pode ser um indicativo da intenção da Rockstar em criar um ecossistema voltado para a personalização e monetização de conteúdos feitos pela comunidade.

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Segundo ele, isso abriria um espaço natural para jogadores que migraram de jogos como Roblox e Minecraft. Chad Mustard, COO do estúdio de games JOGO, reforçou essa visão e destacou o grande potencial dessa iniciativa.

Ele acredita que a demanda por conteúdos criados por usuários já é enorme e que a Rockstar poderia oferecer um ambiente lucrativo tanto para jogadores quanto para desenvolvedores independentes.

Outro detalhe que chama atenção é a possibilidade de um lançamento antecipado do GTA VI no PC. O CEO da Corsair Gaming sugeriu que a Rockstar pode estar interessada em disponibilizar o jogo para o maior público possível desde o início, especialmente se estiver planejando um ambiente voltado para a criação de conteúdo.

Como a personalização é amplamente utilizada em PCs, esse pode ser um dos principais focos da empresa. A aposta em conteúdo gerado pelo usuário vem se tornando uma tendência na indústria de games.

Outros títulos, como ARK: Survival Ascended, já adotaram sistemas de mods premium até mesmo em consoles. Segundo o parceiro CurseForge, da Overwolf, a expectativa é que o tempo gasto em experiências criadas por jogadores cresça mais nos próximos anos.

Caso essa abordagem seja confirmada, o GTA VI pode se tornar um dos jogos mais inovadores da Rockstar, possibilitando um universo expansivo onde a comunidade poderá contribuir ativamente para o crescimento do jogo.

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Isso traria novas oportunidades tanto para criadores de conteúdo quanto para jogadores em busca de experiências diferenciadas.