GTA VI pode ter sistema de criação de conteúdo no estilo Fortnite e Roblox

Imagem de: GTA VI pode ter sistema de criação de conteúdo no estilo Fortnite e Roblox

Um novo relatório indica que a Rockstar Games está trabalhando em um sistema de criação de conteúdo para GTA VI, com isso os jogadores poderão personalizar o jogo de forma semelhante ao que já acontece em Fortnite e Roblox.

Segundo informações do site DigiDay, a empresa tem mantido contato com criadores de conteúdo desses jogos, além de membros da comunidade GTA, para discutir a implementação de ferramentas voltadas para modificações e experiências personalizadas dentro do jogo.

A ideia seria permitir que jogadores e desenvolvedores independentes criassem novos modos e cenários dentro do GTA VI, ampliando as possibilidades do jogo.

Porém, ainda não há informações concretas sobre como a Rockstar planeja monetizar esse sistema ou se os criadores serão remunerados por suas contribuições, como acontece em outras plataformas que incentivam esse tipo de conteúdo.

Nos últimos anos, a empresa já demonstrou interesse nessa abordagem. Um dos passos mais relevantes foi a aquisição da Cfx.re, equipe responsável pelo FiveM, um dos mods de GTA mais famosos para servidores personalizados e roleplay.

Especialistas da indústria acreditam que essa estratégia pode levar o GTA VI a um novo nível. Pete Basgen, líder global de games e e-sports da WPP Wavemaker, afirmou ao DigiDay que a compra do FiveM pode ser um indicativo da intenção da Rockstar em criar um ecossistema voltado para a personalização e monetização de conteúdos feitos pela comunidade.

Segundo ele, isso abriria um espaço natural para jogadores que migraram de jogos como Roblox e Minecraft. Chad Mustard, COO do estúdio de games JOGO, reforçou essa visão e destacou o grande potencial dessa iniciativa.

Ele acredita que a demanda por conteúdos criados por usuários já é enorme e que a Rockstar poderia oferecer um ambiente lucrativo tanto para jogadores quanto para desenvolvedores independentes.

Outro detalhe que chama atenção é a possibilidade de um lançamento antecipado do GTA VI no PC. O CEO da Corsair Gaming sugeriu que a Rockstar pode estar interessada em disponibilizar o jogo para o maior público possível desde o início, especialmente se estiver planejando um ambiente voltado para a criação de conteúdo.

Como a personalização é amplamente utilizada em PCs, esse pode ser um dos principais focos da empresa. A aposta em conteúdo gerado pelo usuário vem se tornando uma tendência na indústria de games.

Outros títulos, como ARK: Survival Ascended, já adotaram sistemas de mods premium até mesmo em consoles. Segundo o parceiro CurseForge, da Overwolf, a expectativa é que o tempo gasto em experiências criadas por jogadores cresça mais nos próximos anos.

Caso essa abordagem seja confirmada, o GTA VI pode se tornar um dos jogos mais inovadores da Rockstar, possibilitando um universo expansivo onde a comunidade poderá contribuir ativamente para o crescimento do jogo.

Isso traria novas oportunidades tanto para criadores de conteúdo quanto para jogadores em busca de experiências diferenciadas.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.