A recente greve da SAG-AFTRA, um sindicato estadunidense que representa profissionais de mídia em todo o mundo, não impactará o desenvolvimento de GTA 6, nem de outros jogos que tiveram o desenvolvimento iniciado antes de setembro de 2023.
De acordo com o diretor de contratos, Ray Rodriguez, a continuação da produção desses jogos está garantida devido a uma cláusula negociada anteriormente, mas a SAG-AFTRA está insatisfeita com essa situação.
"Obviamente, não estamos felizes com isso. Essa cláusula foi negociada em um dos Acordos de Mídia Interativa antes da fusão da SAG e da AFTRA. É uma cláusula que o sindicato herdou, o que acho insano. Mas está lá", explicou Rodriguez, ao Aftermath.
A SAG-AFTRA está insatisfeita com essa situação, mas Rodriguez mencionou que o sindicato acredita poder contestar certos títulos e está se preparando para desafiar a aplicação dessa cláusula em alguns jogos.
"Estamos fazendo o nosso melhor para garantir que a greve seja a mais eficaz e forte possível, apesar dessa cláusula", afirmou.
A isenção também se aplica, teoricamente, a jogos de serviço ao vivo, já que todos eles começaram o desenvolvimento antes de setembro de 2023. No entanto, a SAG-AFTRA não está disposta a deixar isso passar.
"Se aplicarmos essa cláusula a jogos de serviço ao vivo, eles se tornam contratos de duração ilimitada. Há uma lei que permite rescindir um contrato de duração ilimitada mediante aviso prévio razoável. Então, foi isso que fizemos: fornecemos aviso prévio razoável de que estamos rescindindo nosso contrato em relação a esses jogos", acrescentou.
A questão da IA na indústria dos games
A votação para a greve foi motivada principalmente pela incapacidade de chegar a um acordo que proteja os trabalhadores contra os perigos da utilização de inteligência artificial (IA) na indústria dos games.
A preocupação é que a IA possa substituir os trabalhadores, tornando suas funções obsoletas e precarizando ainda mais o trabalho.
Enquanto a cláusula protege GTA 6 e outros jogos já em desenvolvimento, a situação levanta questões sobre a segurança e os direitos dos trabalhadores na indústria dos videogames.
A SAG-AFTRA continua em suas negociações e desafios legais para garantir melhores condições para seus membros. A greve está em andamento e ainda podem surgir novas informações.