As GPUs RDNA 4 da AMD, que serão lançadas em breve, terão suporte ao RADV para uma experiência sólida no Linux, mas dois recursos não estarão presentes no lançamento inicial.
O RADV, um driver Vulkan de código aberto, faz parte dos drivers Mesa e será otimizado para as novas GPUs RX 9070 com o lançamento da versão 25.0 do Mesa.
De acordo com Samuel Pitoiset, um dos principais desenvolvedores da equipe de drivers gráficos da Valve, o suporte inicial será apropriado para as GPUs RDNA 4.
Esse suporte incluirá os principais recursos, mas dois componentes ficarão de fora devido a limitações de tempo para o prazo de lançamento.
O primeiro desses recursos é a "Matriz Cooperativa", que é importante para tarefas de computação especializada, como aprendizado de máquina e alguns aspectos de jogos.
O segundo recurso ausente será o suporte ao "Vulkan Video", que trata do processamento de vídeo, incluindo decodificação e codificação.
Apesar da falta de suporte ao Vulkan Video, os usuários não ficarão sem a capacidade de decodificar e codificar vídeos em hardware.
A VA-API (Video Acceleration API), que oferece aceleração de vídeo por hardware, será mantida e gerida pela AMD, sem prejudicar a experiência de uso.
Dito isso, podemos concluir que o Mesa 25.0 será uma boa base para os usuários de plataformas Linux com GPUs RX 9070.
Apesar de o dois componentes ficarem de fora no início, eles devem ser incorporados após o lançamento da GPU, garantindo que a experiência evolua com o tempo.