GPUs Intel Battlemage "Xe2" podem ter suporte limitado ao DisplayPort 2.0

Imagem de: GPUs Intel Battlemage "Xe2" podem ter suporte limitado ao DisplayPort 2.0

A Intel lançou vários patches com novas correções para suas GPUs Battlemage "Xe2" de próxima geração, que apontam para o suporte DP 2.0 em vez do padrão DP 2.1 mais recente.

A estreia do sucessor "Xe" do Intel Alchemist, codinome Battlemage "Xe2", está próxima, e à medida que o lançamento se aproxima, os engenheiros começaram a acelerar o trabalho de habilitação no Linux.

Com as novas correções, estamos vendo mais informações sobre a linha de superfície, e parece que as GPUs suportarão uma largura de banda DisplayPort máxima de UHBR13.5 (DP 2.0) e não os padrões mais recentes como UHBR20.

Além da mudança na porta de entrada da GPU, as novas correções não revelaram nada interessante. Mergulhando na última mudança, podemos ver a exclusão do padrão UHBR20, o que pode não ser tão ruim, já que o suporte para UHBR13.5 neste nível é o suficiente.

Inte Battlemage Xe2 GPU DisplayPort 2.0
Imagem: Freedesktop

Para quem não sabe, UHBR20 significa "Taxa de bits ultra alta", chegando a 20 Gbps, enquanto o UHBR13.5 e o UHBR10 apresentam velocidades de largura de banda menores, 13,5 Gbps e 10,0 Gbps, respectivamente.

O suporte para UHBR20 é relativamente restrito no momento, e apenas alguns monitores, como o AORUS FO32U2P da Gigabyte, apresentam esse tipo de padrão.

No entanto, concorrentes como a AMD já suportam DisplayPort 2.1 (UHBR20), o que significa que as GPUs Battlemage "Xe2" de próxima geração da Intel podem estar na desvantagem.

Com os engenheiros da Intel se preparando rapidamente para desenvolver a linha Battlemage, esperamos receber um suporte muito mais aprimorado no período de lançamento oficial no Linux e algo melhor em comparação com o que vimos com a linha Arc da última vez.

Sobre a data de lançamento das GPUs Intel Battlemage "Xe2", recentemente foi relatado que a linha pode chegar na segunda metade de 2024, perto da Black Friday, dependendo de como a Intel seguirá até lá.