Google Workspace e Google Chat estão oficialmente disponíveis para todos

Imagem de: Google Workspace e Google Chat estão oficialmente disponíveis para todos

O Google anunciou algumas mudanças em seu pacote de aplicativos e serviços Workspace hoje (14), incluindo o lançamento para todas as pessoas que possuem uma conta do Google.

De acordo com o Google, atualmente, há mais de três bilhões de usuários de seus aplicativos Workspace, provavelmente o Gmail é responsável por uma grande parte da base de usuários.

Em breve, os usuários terão a opção de mudar para o sistema mais moderno do Google para Gmail, Docs e Chat.

Todos eles podem ser facilmente integrados em uma única guia, por exemplo, com os bate-papos deslizando para a esquerda para revelar uma planilha compartilhada.

Além disso, o novo push de "tela inteligente" da empresa, foi projetado para interligar seus vários aplicativos por meio de "chips inteligentes".

Para começar, o Google agora está oferecendo uma nova configuração do Gmail para ativar o Bate-papo do Google para todos os usuários.

Com esta mudança, as mensagens do bate-papo do Google devem ser uma opção para todos, incluindo mensagens diretas e salas de bate-papo.

Mas o Google também está introduzindo uma nova terminologia para acompanhar o anúncio, apresentando a "evolução das salas do bate-papo do Google para o Spaces".

O Spaces é essencialmente a mesma coisa que uma sala de bate-papo em grupo, mas o Google deseja separá-los em sua própria forma de comunicação de nível superior ao lado de Gmail, Chat e Meet.

O Google está criando alguns novos recursos, como encadeamento de mensagens aprimorado, mais reações de emojis, funções do usuário, ferramentas de moderação e Spaces "detectáveis".

Nesse sentido, parece que o Spaces chegará como um competidor do Slack e grupos públicos de Discord, além de, talvez como um substituto opcional para grupos de e-mail.

De acordo com, Sanaz Ahari, diretor sênior de produto, a ideia principal é que os usuários possam alternar mais facilmente entre as "modalidades" de comunicação e ajudar a "manter o contexto".

"Se você começa algo com um e-mail e deseja atualizá-lo para uma interação mais em tempo real entre um grupo ou mesmo para um projeto você é capaz de fazer isso e manter o contexto. Então, você pode fazer um upgrade direto para uma reunião ao mesmo tempo.", disse Ahari.

O Google está prometendo que "lançar uma interface de usuário simplificada e flexível" para o Spaces entre junho e setembro.

A empresa também está lançando um novo nível chamado "Google Workspace Individual" por US $ 9,99 por mês com mais ferramentas do Workspace e sem exigir configurações de domínio próprio ou endereço de e-mail personalizado.

Quando os usuários do Workspace aceitam um pedido para participar de uma reunião, eles podem indicar se participarão remotamente ou na sala de reunião reservada.

O Google também forneceu uma data para o recurso "Modo Companion", que incentiva as pessoas na sala de reunião a também ligar suas câmeras para que os trabalhadores remotos não se sintam tão excluídos.

Deve chegar em setembro para o desktop e "em breve" para dispositivos móveis. O Google também anunciou que finalmente oferecerá um aplicativo da web progressivo para o Google Workspace em setembro.

Isso poderia tornar muito mais fácil para os usuários do Gmail fazer com que seus e-mails e outros aplicativos do Google parecessem mais com aplicativos de desktop reais e não apenas guias do navegador.

Isso agora é possível por meio de vários aplicativos Electron e janelas de navegador de site único, mas requer mais trabalho do que deveria.

Por fim, o Google está adicionando opções empresariais que serão necessárias se realmente quiser tentar perseguir empresas maiores.

As empresas poderão usar sua própria criptografia do lado do cliente para dados, adicionar mais "regras de confiança" para vários arquivos do Drive para simplificar o acesso e as permissões e rotular arquivos com base em sua sensibilidade.

O Google Workspace tem sido atualizado e iterado rapidamente nos últimos meses, talvez um sinal de que a empresa realmente pretende competir seriamente com a Microsoft.

A estratégia do Google vai além de apenas melhorar seus produtos, a empresa deseja integrá-los fortemente e gerar uma experiência única.

Em breve, os usuários do Gmail encontrarão mais solicitações do que nunca para trazê-los para os outros produtos do Google Workspace, e alguns, sem dúvida, estarão procurando maneiras de evitar tudo isso.

Colocar botões para Chat, Meet e Rooms que logo serão Spaces na parte inferior do aplicativo de e-mail mais popular do mundo certamente aumentará o uso.

A maior dúvida é se o Google pode explicar de maneira coerente a mudança para o Chat, por que vale a pena e o que realmente é esse novo lance do Spaces.

Agora que o Workspace estará disponível para mais de três bilhões de pessoas comuns, a empresa precisará trabalhar muito para se comunicar claramente com todas elas.

Via: The Verge