O mercado de smartphones está mais competitivo do que nunca com grandes marcas trabalhando sem parar em seus telefones, o Google chegou ao mercado com seu dispositivo Pixel a cinco anos atrás prometendo grandes mudanças na área.
O Google durante muito tempo lançou seus telefones equipados com os chips Qualcomm, agora, a empresa decidiu fabricar seus próprios chips que devem chegar com o próximo Google Pixel 6.
Esta representa uma grande mudança no mercado, já que cada vez mais as fabricantes de smartphones estão optando por produzir seus próprios processadores para celular.
Em comparação com grandes marcas como Apple e Samsung, a participação do Google no mercado de telefones tem sido uma decepção com uma perca de 7% de participação no mercado dos Estados Unidos.
Enquanto isso, a OnePlus subiu 400% e a Samsung 17%, de acordo com Counterpoint Research, uma empresa especializada em pesquisa do mercado de tecnologia.
No entanto, isso pode mudar com o próximo lançamento do Google Pixel 6. Segundo as promessas da fabricante, este telefone Android trará alguns recursos importantes como o Google Tensor SoC.
O Google Tensor é próximo chip que será fabricado pela gigante das buscas, projetado para levar a IA e o aprendizado de máquina para o próximo nível em telefones.
Em um mercado dominado por Galaxy, uma pitada da tecnologia IA do Google pode representar uma grande mudança, isso por que o Google possui alguns dos maiores centros de pesquisa em IA do mundo.
Além disso, o Google trouxe algumas melhorias significativas a câmera de seus smartphones com seus esforços de fotografia computacional no Google Pixel 4.
Isso significa que o Google será capaz de fazer muito mais ao fabricar seu próprio chip e abandonar a Qualcomm para seu próximo telefone carro-chefe.
Recentemente, o Google deu uma demonstração do potencial do seu chip mostrando a foto de uma criança em movimento. Uma situação que os telefones da Samsung e Apple tem dificuldades.
Mas, o Pixel 6 demonstrou ser inteligente o suficiente para usar a câmera ultra grande angular e aplicar algumas correções de pós-processamento que resultou em uma imagem modelada com um rosto que não é desfocado.
O chip Tensor também permitirá que o Google aplique sua tecnologia de fotografia computacional a vídeos, como por exemplo, quando você está fotografando o pôr do sol.
Esse tipo de configuração é particularmente desafiador até mesmo para os telefones com as melhores câmera do mercado atualmente.
"O chip tensor é, talvez, a coisa mais interessante sobre o Pixel 6", disse Ramon Llamas, diretor de pesquisas da IDC.
"E porque o Google teve uma mão em seu design, o Google pode traçar seu curso com um pouco mais de clareza e precisão do que confiar em diferentes gerações de outros SoCs alimentando outros telefones.", acrescentou.
O chip do Google não trará recursos apenas para a câmera, ele também irá melhorar muitos aplicativos Android.
Por exemplo, você poderá ver a fala para texto instantaneamente em seu telefone enquanto digita ou edita o texto com seus polegares rapidamente.
Além disso, ele entregará legendas ao vivo de vídeos capturados com traduções ao vivo. Esses são apenas alguns pequenos recursos que foram revelados, ainda há muito para sair sobre o Google Tenso.
Este chip é a chance do Google se destacar no mercado de telefones Android que vem sendo dominado por marcas de países asiáticos nos últimos anos.
Via: Toms Guide