Existem alguns nichos de artigos como saúde, que precisam ser atualizados de forma constante para que o Google possa exibir sempre a informação mais recente.
Dessa forma, caso o usuário tenha interesse em acompanhar determinada publicação ou notícia, será possível, graças a um mecanismo desenvolvido pela empresa.
Sendo assim, só alcançará o topo das pesquisas, aqueles sites que possuem posts sérios e que condizem com a realidade, ou seja, sem fake news.
Isso acaba sendo bastante recorrente na área da saúde, seja em questão de informações médicas ou números, como no caso do Coronavírus.
Mas, se já entramos nesse mecanismo de busca justamente para sanar nossas dúvidas, como saber qual informação é a verdadeira?
É exatamente esse o ponto de vista da empresa! Fazer com que os artigos mais verídicos cientificamente, possam aparecer em primeiro lugar, antes de textos vagos e sem explicação.
O que aparecer em primeiro no Google sempre será o correto?
Até o momento, o recurso que avisa que a fonte pode ser ou não confiável, está disponível somente para os Estados Unidos.
A ideia é que até o final do ano, essa ferramenta se espalhe para demais continentes, de modo que os usuários possam realizar suas buscas de forma segura.
Um outro adendo que pode ser adicionado é que, para quem realiza pesquisas de forma regular, pode perceber que várias vezes, os primeiros tópicos condizem à anúncios.
Seja o site relacionado ou não com a palavra-chave pesquisada, nem vale a pena clicar, pois só será uma perda de tempo.
Quando uma notícia é repassada pelos veículos de informação como um telejornal, às vezes demora um tempo para que a mesma informação seja transformada em algo escrito e postado no site oficial.
Então, nem sempre teremos acesso ao conteúdo de forma instantânea. Uma vez que, notícias ou quaisquer outras informações precisam ser revisadas e verificadas a fundo.
Em seu blog, a Google revela que, quanto mais recente uma informação for publicada, maior são as chances de não possuir fontes tão confiáveis.
Como a ferramenta funciona?
Para demonstrar ao público como se prevenir de fake news, a empresa demonstrou em sua publicação, um exemplo de como será exibido o alerta com base no que está sendo pesquisado.
Como forma de ilustrar o artigo, uma captura de tela foi utilizada e continha a seguinte pesquisa: "OVNI filmado viajando a 106 mph".
Tal notícia repercutiu bastante nas redes sociais, no entanto, o fato aconteceu no ano de 2016, mas desde lá, nada de concreto foi encontrado para afirmar se a história é real ou não.
Portanto, para evitar a disseminação de fake news, o seguinte alerta foi veiculado à essa pesquisa: "parece que esses resultados estão mudando rapidamente".
Ou seja, devido a repercussão da notícia, os sites de informações se aproveitam do fator curiosidade e lança em suas plataformas, vídeos e textos que podem não condizerem com a realidade.
Afinal, nada foi encontrado até o momento, que possa comprovar que esse OVNI realmente tenha aparecido no Reino Unido em 2016.
Assim, trata-se de uma ferramenta bastante importante, principalmente pelas situações nas quais estamos passando atualmente. Deixar a população informada corretamente é um dos principais objetivos do Google.
Via: Google Blog The Verge