O Google Chrome para Android recebeu um novo recurso de privacidade e segurança que permite bloquear guias anônimas usando impressão digital.
O novo recurso tem como objetivo melhorar a privacidade do modo de navegação anônima do Chrome, que antes permitia acesso livre as guias privadas.
Agora, os usuários do Android podem compartilhar seus telefones sem correr o risco de que alguém veja o conteúdo que está sendo visto em uma guia anônima do Chrome.
Um recurso semelhante já está disponível no Chrome para iOS há alguns, quando o Google implementou a capacidade de proteger o browser por meio do FaceID no iPhone.
Em 2021, o Google continuou apresentando novos recursos de privacidade no Chrome para iOS. Agora, a empresa vem dando uma atenção maior aos usuários do Android.
O recurso de bloqueio biométrico no modo de navegação anônima está disponível a partir do Chrome 105. Por padrão, a autenticação biométrica anônima vem desativada.
Para ativar este recurso, abra o Chrome e acesse "Configurações> Privacidade e segurança> Bloquear guias anônimas ao fechar o Chrome".
O Google disse que o bloqueio de guias anônimas está sendo "distribuído para todos", portanto, se a opção ainda não estiver disponível para você, verifique se o Chrome está sendo executado em sua versão mais recente, ou aguarde alguns dias.
Para quem não sabe, hoje, 28 de janeiro, é o Dia da Privacidade de Dados. Para demonstrar seu comprometimento com o assunto, o Google anunciou este e mais outros recursos de privacidade em seus produtos.
"À medida que os riscos on-line aumentam, nossa abordagem de 'privacidade desde o design' com o Chrome significa que você pode concluir uma compra on-line, trabalhar ou pagar uma conta com um pouco mais de tranquilidade", disse o gerente de produtos Google, André Kamau, em um post blog.
Via: Google Blog