O Google anunciou mudanças significativas em seu algoritmo de verificação de contas que ajudará a manter os usuários mais seguros com a autenticação de dois fatores que será exigida por padrão.
Em breve, os usuários que estiverem suas contas "configuradas adequadamente" passarão pela autenticação de dois fatores ou "verificação em duas etapas" para usar sua conta Google.
Depois de ativado, este recurso envia um aviso ao smartphone do usuário para verificar se a tentativa de login no Google é legítima. Isso deve substituir a necessidade de usar senhas no futuro.
"Usar seu dispositivo móvel para fazer login oferece às pessoas uma experiência de autenticação mais segura do que senhas sozinhas", disse o diretor sênior de gerenciamento de produtos do Google, Mark Risher.
Os alertas no telefone são mais seguros do que mensagens SMS, que podem ser interceptadas.
Para os usuários que não querem passar pela autenticação de dois fatores por padrão, uma chave de segurança física como as do YubiKey ou do próprio Titan do Google será uma alternativa, como outra forma de proteger a conta.
Em 2019, o Google também adicionou a opção de smartphones Android servirem como chave de segurança, e isso foi estendido para iPhones. Tudo isso faz parte do esforço do Google por "um futuro em que um dia você não precisará mais de uma senha".
Esta mudança chega no Dia Mundial da Senha. Infelizmente, mesmo depois de inúmeras senhas vazadas, o Google disse que 66% dos americanos "ainda admitem usar a mesma senha em vários sites, o que torna todas essas contas vulneráveis se alguma delas cair".
O Google aconselha os clientes a usarem verificação rápida de segurança da empresa para garantir que suas configurações e proteções de conta estejam atualizadas.
Via: Blog Google